domingo, 6 de julho de 2008

Acomodação cultural do Evangelho. Até onde devemos ou podemos ir?


“Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível” 
1 Coríntios 9:19

A acomodação cultural da mensagem do Evangelho é uma questão importante no pensamento e na prática dos cristãos que são chamados a pregar o Evangelho a todas as nações. Porém isso tem suscitado estudos, perguntas e respostas sobre essa questão.
É fato que devemos falar a língua das pessoas para que elas nos entendam e essa realidade deve ser levada em conta literalmente e metaforicamente quando desejamos levar o Evangelho de forma compreensiva, relevante e salvífica para as pessoas em suas diferentes culturas ao redor do globo. É preciso falar na língua do povo e também entender a mentalidade do povo a qual se apresentará as Palavras da vida Eterna. Isso causará maior probabilidade de assimilação e aceitação e é uma questão crucial quando desejamos pensar e fazer o evangelismo mundial.
Essa necessidade, porém, suscita perguntas sobre uma questão importante. Devemos acomodar as doutrinas bíblicas à realidade do povo para o qual apresentaremos a verdade contida na Palavra de Deus? Por exemplo: Num país, ou num lar de concepções espiritualistas e reencarnacionistas devemos omitir as Palavras escritas em Hebreus 9:27 que diz “aos homens foi dado morrer uma só vez...” para evitar um choque?
O estudo desse tipo de missão nos diz que certamente não devemos nos apresentar para essas culturas e famílias diretamente nos pontos onde estão em erro segundo a Bíblia, porém, é nosso dever entender que chegará o momento onde a verdade bíblica não poderá mais ficar escondida em nome da aceitação e aprovação das pessoas.
Desejamos que todos cheguem ao conhecimento da verdade, tal qual ela é em Jesus, e trabalharemos duro para isso. Não deixaremos de falar a verdade por ser ela impopular, mas descansamos nas Palavras de Cristo que disse: “Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz” João 18:37
Que sejamos sábios ao apresentar a verdade a pessoas e nações com crenças e culturas diferentes das nossas e que nos regozijemos, na plena certeza de fé, que nos garante que muitas pessoas terão suas vidas transformadas pelo poder da verdade. A visão de mundo e de vida mudará, as trevas serão banidas pela luz e a graça e salvação de Deus se manifestarão de forma cabal e absoluta na salvação do ser humano, em nome de Jesus Cristo, amém.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...