quarta-feira, 2 de julho de 2008

Coerência perfeita


”Cada princípio tem na Palavra de Deus seu lugar, cada fato sua significação. E a estrutura completa, em seu plano e execução, dá testemunho do seu Autor. Mente alguma poderia conceber ou moldar tal estrutura, a não ser a que possui o Ente infinito” 
Educação, 124.

Algumas pessoas são traídas pela simplicidade evidente de uma parte da Palavra de Deus e dizem que a Bíblia é um livro fácil de ser entendido. Outros consideram as Escrituras muito densas e de difícil compreensão. Mas existe um ponto de equilíbrio entre esses pontos de vista? Ou uma verdade absoluto e possível de ser encontrada por todos?
A verdade pode sim ser encontrada. Já dizia um grande ex-presidente de um país sul-americano que: “a única verdade é a realidade” e dentre todas as citações sobre a verdade encontradas fora das páginas da Bíblia, essa me parece muito concisa e coerente com o que Palavra, que é a verdade, diz.
Cristo disse que a Palavra de Deus é a verdade, mas como explicar a dificuldade de se chegar a um consenso em sua interpretação? O que é a verdade?
Deus é a verdade (Jeremias 10:10), Criador da realidade absoluta do universo macro e micro cósmico. Criador da realidade material e temporal, sendo Ele mesmo, um ser consciente, Eterno e imutável.
Diante disso, compreendemos que o Todo-Poderoso é capaz de se comunicar com suas criaturas, e exatamente o resultado desse encontro de Deus com o homem, resultou na Palavra de Deus, escrita na Bíblia e escrita no coração, na mente e nas atitudes de seus filhos na terra.
Diante de tal revelação ficamos maravilhados e perplexos e perguntamos: como entender a Palavra de Deus? A resposta a essa pergunta é simples. Compreendendo-a como ela é: a verdade. Mostrarei um pequeno exemplo para demonstrar o que acabei de dizer. “O homem é justificado pela fé, independente das obras da Lei” Romanos 3:28 Essa é uma verdade, pois a palavra de Deus é a verdade. Porém 1 João 5:3 diz: “Porque este é a amor de Deus, que guardemos seus mandamentos” (sua Lei). Ambas as realidades espirituais descritas nesses versos são Verdade! Ninguém é justificado pela Lei, sim! Mas Deus deseja que guardemos sua Lei por amor a Ele? Sim!
Aplicando esse simples método de interpretação bíblica pode-se chegar ao conhecimento da verdade bíblica e assim: “Conheceis a verdade e a verdade vos libertará” dos erros e enganos, pecados e de toda maldade e mentira de Satanás. Tal é a obra e o poder da Palavra de Deus. Ela é perfeitamente coerente em si mesma, para comprovar isso, basta ter o coração aberto ao Espírito Santo e estudar as palavras que podem nos tornar sábios para salvação com desejo sincero de praticar tudo o que ela manda, e que é resumido dessa forma: “isto vos mando, que vos ameis uns aos outros” João 15:17. Amém.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...