terça-feira, 1 de julho de 2008

O lar cristão


“Fossem as crianças, na vida doméstica, educadas e exercitadas a ser gratas ao Doador de toda boa dádiva, e veríamos um elemento de graça celeste manifestar-se em nossas famílias. Ver-se-ia na vida do lar a satisfação e, saindo de lares assim, a juventude levaria consigo um espírito de respeito e reverência para as salas de aula e para a igreja. Haveria assistência ao santuário onde Deus Se encontra com Seu povo, reverência por todas as ordenanças de Seu culto e grato louvor e ações de graças ascenderiam por todos os dons de Sua providência 
O cuidado de Deus, Meditação matinal, página 27.


As crianças refletem e reproduzem os valores, inclinações e realidades vividas e aprendidas da família, em casa. Podemos ver isso claramente nas atitudes, conversas e inclinações das crianças dos nossos tempos; Cada criança desenvolve sua experiência de vida com base nas inclinações familiares manifestas em forma de atitudes, conversas e realidades espirituais. Isso é fácil de ser comprovado através do fato de que as crianças têm sido cada vez mais precoces em seus questionamentos e conhecimentos do mundo.
Se as crianças têm a facilidade de assimilar e reproduzir a realidade vivida na família, temos um grande trunfo nas nossas mãos. Podemos desenvolver em nossas crianças as qualidades de verdadeiros filhos de Deus, que honram ao Pai através de Jesus Cristo. E para isso basta sermos filhos de Deus que honram ao Pai. Esse é o único caminho de ensinar as crianças, pelo preceito e pelo exemplo. Um dito popular diz que: “A palavra move, mas o exemplo arrasta”
Honestidade, gratidão, fé, sinceridade, integridade, paz, alegria e um amor profundo e verdadeiro podem ser realidades vividas por nossas crianças e para isso o primeiro passo é darmos o trono do nosso coração a Deus e lugar de honra em nossas vidas para essas coisas que desejamos ver em nossos filhos. Qual Pai não quer o melhor para os filhos? E se queremos o melhor para os nossos filhos, porque aceitaríamos menos do que isso para nós mesmos?
A graça de Deus nos capacitará a educar as crianças para a glória de Deus e veremos em nossos filhos a gratidão, a fé, a reverência, o louvor a Deus e o amor sincero. E essa realidade nos encherá de paz e da certeza de que nós, e a nossa casa, serviremos ao Senhor e veremos sua salvação. Nesse caminho, com certeza teremos dificuldades, sim, mas não desanimemos, pois tudo coopera para o bem dos que amam a Deus. Nós somos aqueles que amam a Deus e sabemos que fomos chamados segundo seu propósito. O propósito de Deus é que nós, e nossas famílias, sejamos salvos e instrumentos de salvação eterna na vida de todos ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...