terça-feira, 5 de agosto de 2008

Lembra-te de onde caíste


“Tenho, porém, contra ti, que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” 
Apocalipse 2:4-5

Arrependimento é um conceito impopular no mundo em que vivemos e isso é muito triste. O arrependimento é a porta de entrada de uma nova vida, onde o perdão, a paz, a transformação e a salvação são asseguradas pela graça de Deus, em Cristo nosso Senhor e Salvador. Mais triste, porém, é a verdade de que mesmo na igreja a noção de arrependimento é deixada de lado, em troca de um sentimento de que Deus perdoará os pecados amados, acariciados e vividos pelos membros da igreja simplesmente mediante uma suposta fé, geralmente apenas teórica, manifestada por essa pessoa pessoa que ama, acaricia e vive o pecado. Não se esquecendo de que nesse caso a fé se torna um mero jogo de palavras retiradas quase que forçadamente do coração que ama aquilo que sabe estar errado, mas nada tendo que ver com real contrição, quebrantamento e entrega do coração a Deus, para que venham as vitórias contra esses pecados.

Todos nós passamos por momentos de maior ou menor força espiritual. Erramos, caímos, levantamos, e seguimos em frente numa atitude de fé. Mas nem sempre esse processo acontece sem dificuldade, temos uma natureza pecaminosa e um inimigo sempre pronto a nos tentar e acusar por nossos erros. Tudo isso faz com que Deus se disponha a nos revelar uma verdade importante.

Todo pecado é uma realidade de rebelião contra Deus, e todo pecado exige a morte do transgressor. Para nos livrar, Cristo deu sua vida e nos exorta a analisarmos nossa condição espiritual no momento. Alguns de nós estão em pé e precisam tomar cuidado para que não caiam, outros estão caídos e a Palavra de Deus diz para que agente se lembre do momento em que foi que caímos. Em que momento nós passamos a alimentar e viver no nosso coração qualquer pecado consciente? Será que podemos realmente continuar a viver uma vida espiritual de fachada e hipocrisia sem perdermos a vida eterna por tão pouco?

Nem sempre é fácil tomar a decisão de sermos sinceros sobre a perversidade de nossos erros conosco mesmo ou até com Deus. Temos dificuldade de ver o real caráter de nossos pecados e temos facilidade de nos justificarmos diante de nossas falhas sem nos arrependermos. Porém o convite e alerta de Deus é para que o ser humano se arrependa para que viva a experiência do perdão e da transformação. Além disso, devemos lembrar que se não nos arrependermos perecemos em nossos pecados. Trocaremos o céu e a eternidade no amor e na presença de Deus pelo que nesse mundo? Nada vale a pena. Que a graça de Deus abra nossos olhos e nos conceda o poder de entender que o pecado não é bom e que o arrependimento genuíno possa brotar nos nossos corações pela fé na verdade de Deus.

2 comentários:

mrflawless85 disse...

Estou vivendo um momento de fraqueza espiritual, e este texto me reconduziu ao caminho que havia deixado. Percebi onde caí, arrendi-me e agora estou em pé, iluminado por Cristo.
Obrigado.

Unknown disse...

Tenho enfrentado muitas Lucas mas cabelo de ler e meditar neste texto e quero voltar ao momento onde cai e recomeçar e restabelecer meu relacionamento com Deus...

Amém muito obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...