segunda-feira, 13 de abril de 2009

Dificuldades


"Assim diz o Senhor dos exércitos: Com Grande Zelo estou zelando por Jerusalém e por Sião. E com grandíssima ira estou irado contra as nações em descanso. Por que estando Eu um pouco desgostoso, eles auxiliaram no mal. Portanto, assim diz o Senhor: Voltei-me para Jerusalém com misericórdia, a minha casa será nela edificada" Zacarias 1:12-16


Os samaritanos habitavam próximos dos israelitas que tinham sido divinamente encarregados da obra de reconstrução do templo em Jerusalém. Esse povo era resultado da união de israelitas com povos pagãos e conquanto professassem crer, conhecer e servir o Deus Vivo, eram inclinados à idolatria e sincretismo religioso. Durante o período subseqüente, esse povo viria a ser conhecido como os “inimigos de Judá e de Benjamin”. Ouvindo a história do livramento do povo do cativeiro e de sua disposição de reerguer o templo de Deus, eles se ofereceram para participar dessa importante realização para Glória do Único Deus Verdadeiro.
O convite de ajuda foi rejeitado, somente os designados por Deus, e pertencentes ao povo não misturado com as nações gentílicas deveriam fazer essa obra, ordenada pelo Rei Ciro (Ed 4:3). Os samaritanos haviam declarado que buscariam o Deus de Israel (Ed 4:2) e que ajudariam na construção do templo, mas os israelitas perceberam a insinceridade deles e que sua aparente boa vontade poderia introduzir as raízes da idolatria entre o povo de Deus, que estava necessitando se afastar de tudo que lhe pudesse contaminar e afastar de Deus. Os samaritanos eram resultado de uma mistura que Deus não aprovava para o povo de Israel (Dt 7:2-4).
Os samaritanos não seriam abandonados por Deus, mas apenas não poderiam se empenhar em sua obra de forma ativa como desejavam (Dt 4:23-29). Zorobabel e o povo conheciam as palavras do Senhor a respeito da proibição de se unirem aos idólatras e eles não permitiriam isso (Dt 7:2). A separação entre o povo de Deus e todos os outros povos deveria ser distinta para que todos pudessem ver a santidade de Deus em seu verdadeiro povo e então as nações teriam de quem buscar conhecimento de Deus para salvação. Se misturar com um povo que não pratica a verdade apesar de conhecer a vontade de Deus é sempre perigoso demais. Nunca devemos entrar em aliança com quem não ama ou teme a Deus.
Os piores inimigos da verdade não são seus cruéis e declarados inimigos, porém aqueles que fazem a obra de Satanás com palavras amigáveis e com propostas nem sempre ruins a primeira vista. Devemos todos estar atentos contra esse tipo de influência. A obra daqueles que diziam querer ajudar então se revela em sua verdadeira natureza e a inimizade dos idólatras era patente (Ed 4:4-5), mas a obra avançava a despeito das dificuldades. Satanás trabalha pesadamente contra o povo de Israel, mas mais poderosos eram aqueles que trabalhavam pelo povo amado e escolhido do Senhor. Esse tempo foi de maravilhosas oportunidades e bênçãos ao povo de Deus e os mais altos instrumentos do céu estavam em operação para garantir o sucesso de seus empreendimentos e o povo deveria aproveitar essa situação mediante tenaz esforço para que tudo se completasse o mais rápido possível. Mas infelizmente alguns não fizeram a obra com esse espírito e negligenciaram a obra na casa de Deus enquanto cuidavam das suas próprias casas.
Porém eles não estavam contentes nem prósperos seguindo seus próprios caminhos, os próprios recursos naturais pareciam revoltados contra eles. Tanto temporalmente quanto espiritualmente o povo desanimou e sua condição era deplorável. Muitos se enganavam pensando que não era hora de reedificar o templo de Deus (Ag 1:2). Mas nem mesmo nessas condições Deus abandonou seu povo e Ageu e Zacarias forma levantados ao ministério profético para encorajar os israelitas a fazerem a vontade de Deus com a certeza de seu amor e graça perdoadora. Eles foram levados a ver que a negligência das coisas do alto era a real raiz de suas condições e dificuldades e todos foram exortados a serem fiéis.
Se eles tivessem feito de edificar a casa de Deus sua primeira necessidade eles não estariam assim, mas mesmo depois de terem demonstrado serem indignos e infiéis, o Senhor os animou a voltar ao trabalho a partir da perspectiva espiritual e correta e que nesse caminho Ele os abençoaria. Em seu anseio de buscar o próprio bem encontraram o mal, pois buscavam satisfazer o egoísmo e abandonaram a obra que era da vontade de Deus, seu libertador do cativeiro (Ag 1:4-6 / 9-11). Subi e edificai a Casa do Senhor foi a ordem (Ag 1:7-8) para que o Senhor fosse glorificado. A mensagem foi recebida no coração dos líderes e do povo e sentiram a seriedade de Deus e de seu serviço. Não ousaram menosprezar as indicações do Espírito Santo (Ag 1;12) e o Senhor era com eles enquanto eles faziam a reconstrução do templo (Ag 1:13-14). As mensagens de Ageu e Zacarias despertaram no povo o desejo de fazer o possível pelo erguimento do templo e assim devemos também nos animar na tarefa de ergue o templo espiritual do senhor nesses dias últimos da história da terra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...