terça-feira, 7 de abril de 2009

A fornalha ardente e os últimos dias


"Qualquer que não se prostar e não a adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente" Daniel 3:6

O rei Nabucodonosor se entregou, por algum tempo, ao temor de Deus por causa de sua experiência descrita no capítulo 2 do livro de Daniel. O sonho sobre a sucessão de impérios universais tinha por objetivo fazer o rei de Babilônia compreender seu próprio papel na história humana bem como se compenetrar do fato de que somente Deus é um Rei Eterno, e somente seu reino subsiste para sempre. Contudo o coração de Nabucodonosor não estava ainda livre de ambição mundana e desejo de exaltação. Em sua prosperidade ele se entregou à idolatria com zelo e fanatismo.
Ele tinha sido profundamente impressionado pela frase: “Tu és a cabeça de ouro” (Dn 2:38) e lhe foi proposto fazer uma estátua semelhante àquela que havia visto no sonho e que fosse reverenciada pelos povos de seu domínio. Ele ficou lisonjeado e logo se colocou a cumprir o projeto audacioso. A simbólica representação que Deus lhe havia mostrado para exaltar o poder do Criador seria transformada num símbolo da exaltação do poder daquele que nada mais era que um mortal. De seus tesouros o rei mandou se fizesse a estátua de ouro. E quando ela estava pronta todos os povos foram reunidos ao seu redor para prestar homenagem a ela. Nesse dia as hostes das trevas pareciam ter prevalecido e seres humanos criados à imagem de Deus se reuniram para se ajoelhar diante de uma estátua inanimada e insensível.
Mas Deus não será derrotado jamais e pela experiência dos três amigos de Daniel seria Ele exaltado como Deus Todo-Poderoso que livra aqueles que nele confiam. Os hebreus se negaram a curvar perante a estátua e logo o rei foi informado disso. Eles foram levados à presença de Nabucodonosor e eles não se arrependeram de serem fiéis a Deus e essa fidelidade poderia lhes custar caro. O Rei mandou seus homens amarrem os jovens e os lançarem na fornalha ardente, mas nessa hora Deus não abandonou aqueles que foram fiéis. Lançados no meio de fogo, nem mesmo suas roupas se queimaram e eles andavam no meio do fogo (Dn 3:25) acompanhados da presença de um ser Celestial, o próprio Cristo. Os hebreus foram livrados do poder da maldade humana e do fogo e foram honrados diante de todos os que presenciaram essa cena e demonstração do pode infinito de Deus.
Como nos dias de Daniel e seus amigos Deus estará com aqueles que decidirem ser fiéis aos seus mandamentos quando todo mundo os declarar nulos e como eles foram libertos do mal, com poder e grandes manifestações de poder Divino, assim será com todos que amam a Cristo verdadeiramente. Podemos confiar que Nosso Grande Deus e Salvador, Cristo Jesus, fará por nós o impoissível para nos guardar da maldade humana aliada a perversidade satânica e para nos conceder livramentos na terra enquanto caminhamos em direção ao Lar celestial. Quaisquer que sejam as fornalhas modernas destinadas a provar os cristãos em seu caráter moral diante das coisas desta vida não poderão consumir e destruir os que pela graça de Deus e movidos por amor forem fiéis a sua Santa Lei (Êxodo 20:1-17).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...