quarta-feira, 27 de maio de 2009

Possessão Demoníaca - Uma triste realidade


A Bíblia está cheia de verdades maravilhosas sobre a fé, a esperança e o amor e essas coisas são verdadeiras e maravilhosas, e enchem nossas almas de prazer, especialmente pelo contraste que causam com a saturação de coisas negativas que estão ao nosso redor. E é por essa realidade que nos é tão bom ouvir do amor de Deus por cada um de nós em Jesus Cristo. Entretanto é a realidade do mal com todas as suas tragédias que mais chamam a nossa atenção. Isso é alimentado pela mídia que traz constantemente as notícias de violência, sofrimento e morte para nossos lares e todos nós nos tornamos familiarizados com essas coisas.

Mas poucos estão familiarizados com a origem real do mal que é esclarecido na palavra de Deus e em Ezequiel 28:15 onde lemos que Lúcifer era “Perfeito em seus caminhos, desde o dia em que foste criado até que um dia se achou iniqüidade nele”. Num processo misterioso e injustificável, Lúcifer se tornou o adversário dos homens e de Deus, que é o que significa o nome: Diabo ou Satanás como a Bíblia descreve em Apocalipse 12:9.

Em João 16:11 está escrito que ao Satanás conseguir enganar e seduzir a humanidade ao pecado e assim ele se tornou, segundo as próprias palavras de Cristo, o príncipe deste mundo (João 16:11). O príncipe deste mundo indica que ele tem certo poder de agir neste mundo. Em apocalipse 12:12 está escrito: “Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta”. A terra passaria por momentos difíceis, pois, ao Satanás adquirir o poder deste mundo, ele aqui fez sua morada e o palco das manifestações de sua maldade. E é aqui que vemos o sofrimento, o pecado e a morte, as próprias obras do Diabo. E os seres humanos, que foram criados à imagem e semelhança de Deus, se tornaram pecadores e alguns dos seres humanos passaram a ter a triste experiência da possessão demoníaca.

Muitas pessoas que são céticas quanto às questões espirituais negam que Satanás exista e negam qualquer tipo de “possessão” de um ser humano por algum agente sobrenatural. Eles dizem que experiências classificadas como “possessão” devem ser vistas como problemas mentais ou psicológicos como a histeria, a epilepsia[1], ou coisas desse gênero. É fato que alguns sintomas de algumas doenças podem ser semelhantes de alguma forma, aos quadros de possessão demoníaca, e esses casos devem ser tratados como doenças mentais/psicológicas, e não como problemas espirituais, porém é fato também que existem sintomas da possessão demoníaca que não podem ser tratadas como problemas mentais. E vamos ver na Bíblia algumas dessas características para podermos entender esse fato.


1º Fato: Existem possessões explícitas e implícitas. Ninguém é possuído por um espírito maligno sem se envolver com ele de alguma forma. As pessoas se relacionam com os demônios de várias formas diferentes e somente quando um ser humano abre de alguma forma, alguma parte de sua vida para esse agente sobrenatural e somente com essa condição prévia é que a possessão poderá vir a ocorrer.
Vemos a luz dessa verdade na Bíblia em João 8:43-44 onde lemos as palavras de Jesus Cristo perguntando a alguns líderes judeus: “Por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra. 44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.

Jesus indicou que a indisposição de ouvir a Palavra de Deus e de colocá-la em prática era uma forma de identificação entre os homens e Satanás, e essa a condição essencial para que uma pessoa tenha no futuro uma experiência de possessão explícita, uma vez que elas já estão identificadas com o Diabo de alguma forma, apenas ainda não manifestam possessão propriamente dita.

2º Fato: Uma possessão demoníaca explícita se manifesta de forma sobrenatural e é um quadro terrível. Em Marcos 9 lemos uma história interessante e esclarecedora sobre esse tema importante...

E logo toda a multidão, ao ver Jesus, tomada de surpresa, correu para ele e o saudava. 16Então, ele interpelou os escribas: Que é que discutíeis com eles? 17 E um, dentre a multidão, respondeu: Mestre, trouxe-te o meu filho, possesso de um espírito mudo; 18 e este, onde quer que o apanha, lança-o por terra, e ele espuma, rilha os dentes e vai definhando. Roguei a teus discípulos que o expelissem, e eles não puderam. 19 Então, Jesus lhes disse: Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-mo. 20 E trouxeram-lho; quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o agitou com violência, e, caindo ele por terra, revolvia-se espumando. 21 Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu; 22 e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. 23 Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. 24 E imediatamente o pai do menino exclamou com lágrimas: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé! 25 Vendo Jesus que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele. 26 E ele, clamando e agitando-o muito, saiu, deixando-o como se estivesse morto, a ponto de muitos dizerem: Morreu. 27 Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou.

Quando um espírito maligno age de forma a conseguir tomar posse de alguém, esse é um quadro triste e terrível. Esse quadro pode ser mais ou menos intenso dependendo da situação, mas em todas elas se manifestam algumas ou todas as características sobrenaturais descritas:

1) Atitudes aparentemente involuntárias e mescladas com manifestações incomuns de gritos com mudança no tom de voz e na maneira de falar.
2) Força fora do comum. Às vezes se torna necessário vários homens fortes para se segurar uma só pessoa, que seria imobilizada em outras circunstâncias com muito mais facilidade.
3) Conhecimento de pecados e fatos ocultos da vida das pessoas ao redor que a pessoa possessa não conhecia de forma nenhuma.

3º Fato: A possessão implícita é um conceito muito mais delicado. Conforme vimos, uma pessoa pode se identificar com Satanás e seus anjos e pode ser possesso por eles com o fim de conseguir algum objetivo maligno e esse tipo de possessão não envolve as manifestações de luta e de horror como descritas no caso das possessões explícitas. Temos alguns casos desses na Bíblia, citarei apenas 2:

1) Em lucas 22:3-4 lemos o seguinte: Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze. 4 Este foi entender-se com os principais sacerdotes e os capitães sobre como lhes entregaria a Jesus;
Judas estava possuído por Satanás e fazia a vontade dele, que era causar o sofrimento e a morte de Cristo de forma brutal e extremamente cruel, e ele não revelou as características de uma possessão explícita.
2) Em Atos 13:5-12 está a história de outro possesso por Satanás. Lemos nas páginas sagradas: “Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas judaicas; tinham também João como auxiliar. 6 Havendo atravessado toda a ilha até Pafos, encontraram certo judeu, mágico, falso profeta, de nome Barjesus, 7 o qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, que era homem inteligente. Este, tendo chamado Barnabé e Saulo, diligenciava para ouvir a palavra de Deus. 8 Mas opunha-se-lhes Elimas, o mágico (porque assim se interpreta o seu nome), procurando afastar da fé o procônsul. 9 Todavia, Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fixando nele os olhos, disse: 10 Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor? 11 Pois, agora, eis aí está sobre ti a mão do Senhor, e ficarás cego, não vendo o sol por algum tempo. No mesmo instante, caiu sobre ele névoa e escuridade, e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão. 12 Então, o procônsul, vendo o que sucedera, creu, maravilhado com a doutrina do Senhor”.

O mago estava fazendo a obra de satanás ao tentar afastar da fé o procônsul e Paulo disse que ele era um homem cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, e que pervertia a obra de Deus. Esse é um quadro de uma pessoa possessa pelo diabo e que faz sua obra.


Para finalizar, não podemos brincar com a realidade espiritual e todos que desejam a paz e uma vida feliz com Deus e com as outras pessoas deve se afastar de ser indiferente da Palavra de Deus na teoria e na prática. Assim também devemos nos afastar de qualquer realidade demoníaca. Somos chamados como cristãos a entender que estamos em luta contra forças espirituais do maligno, e em nome de Jesus Cristo temos poder de Deus para expulsá-los e condenar sua obra.
A Palavra de Deus diz: “Sujeitai-vos, portanto a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4:7). Assim fazendo teremos sucesso espiritual e felicidade pela liberdade e poder que nos vem da presença de Deus, nosso Pai.

[1] De frente com o inimigo: artigo do pastor Emilson dos Reis.

2 comentários:

Puramente Viva a Jesus Cristo disse...

qUE TAL USAR ESTA IMAGEM PARA UM PROXIMO TRABALHO SOBRE O ASSUNTO?

http://oi48.tinypic.com/2wnus6q.jpg

OU

http://i49.tinypic.com/28v6a80.jpg

Fabiano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...