sábado, 23 de janeiro de 2010

Aqueles sobre quem o fim dos séculos têm chegado!

"estas coisas lhes sobrevieram como exemplo e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado" 1 Cor 10:11


Paulo está escrevendo para cristãos.
Depois de relatar muitas histórias do povo de Israel ele nos lembra de que aquelas coisas foram relatadas para nos advertir do destino daqueles que amam o pecado a despeito de serem conhecidos como "povo de Deus".
O Povo de Israel era o povo de Deus, da mesma forma como hoje o povo de Deus são aqueles que têm em Cristo Jesus um Salvador e um Senhor.
Porém, da mesma maneira que antes, a participação meramente teórica e não sincera dessa comunidade não livra alma da presença de Satanás e do pecado.
O apóstolo Paulo declara isso quando relembra que pessoas que passaram pela "nuvem" e pelo mar vermelho no antigo testamento (símbolos tipológicos do batismo no qual nos entregamos a Cristo) ainda assim viveram em france apostasia e rebelião contra Deus e não foram salvas e nem agradaram a Deus em suas vidas (1 cor 10:5-6) e receberam a morte como resultado natural disso (Rom 6:23).
Dentre vários exemplos, Paulo nos adverte a cuidar com:
A idolatria. (1 cor 10:6-8)
Hoje somos uma sociedade e uma igreja tão idólatra ou mais que naqueles tempos.
As coisas e certas pessoas tomam o lugar que deveria ser de Deus em nosso coração. E muitas vezes não percebemos.ou pelo menos não nos horrorizamos diante desse fato.
Paulo descreve a idolatria como infidelidade e imoralidade e vivemos em um momento da história onde cada vez mais a atmosfera sensual e de diversão força sua entrada e permanência entre nós, seduzindo, arrastando, contaminando e destruindo muitas pessoas batizadas que se acham cristãos fiéis e nascidos de novo.
A murmuração. (1 cor 10:9)
Os exemplos da murmuração do povo de Israel são clássicas e enchem a todos de espanto. Mas muitos de nós temos caprichosamente praguejado e murmurado constantemente por não termos nossas vontades e sonhos realizados em um passe de mágica pelo Senhor.
Muitos têm enfrentado a vida com uma disposição negativa e maligna ao mesmo tempo em que professam crer nos registros sagrados que Deus nos deixou para nos conduzir a Salvação.
A comunhão com os demônios (1 cor 10:16-22)
Satanás não é tão feio ou burro com alguns precipitadamente o julgam. E isso é um fato verificável pela quantidade de pessoas que se entregam às conversas inúteis e baixas e aos sentimentos sombrios e malignos ao mesmo tempo em se propõem a adorar a Deus.
Vemos as profecias se cumprindo e vemos em nós erros já cometidos no passado do qual ainda não estamos livres.
Ninguém se julgue livre de perigo (1 cor 10:12) e ninguém pense poder brincar com o mal enquanto vivemos os últimos segundos da história do pecado.
Satanás nos rodeia bramindo como leão buscando a quem tragar e não nos oferecemos a ele
ou estou errado?
Que sejamos fortes e fiéis, e corajosos para rejeitar tudo que não traz as insígnias de Cristo! e para estarmos em pé diante do filho de Deus!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...