sábado, 13 de fevereiro de 2010

Louvor!

"Louvai ao Senhor, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor" Salmo 147:1

Cantar ao Senhor! uma experiência boa e amável! você crê nisso?
A música é algo presente de forma marcante e constante no meio cristão. O louvor é a atmosfera que envolve e se manifesta nos cultos e reuniões, e todos têm músicas favoritas e que marcaram épocas e decisões espirituais. Essas músicas nos inspiram e alegram, comovem e animam, e nos fazem lembrar "quão grande é Deus"...
E nessa reflexão eu gostaria de perguntar: O louvor verdadeiro, esse que marca e que é uma expressão sincera e consciente de agradecimento e engrandecimento do nome de e do caráter de Deus, surge na alma humana de que forma?
Louvar é mais que cantar! E pior que isso: muitos conseguem cantar as músicas cristãs mas sem louvar a Deus agradecendo e engrandecendo seu poder e amor. Eles são afinados, sabem as letras e melodias e cantam, mas não louvam.
Digo isso, não por qualquer capacidade de julgar dentro de uma congregação ou de um universo de músicos que se dizem cristãos, quem louva de coração ou não ao Senhor, mas digo isso por que muitas pessoas que cantam supostamente para Deus em cultos e em grupos já testemunharam de serem capazes de fazer isso sem nenhuma comunhão ou reverência amorosa para com Deus.
Muitos relatam seu processo de verdadeira conversão e dizem. Eu estava na igreja e cantava! mas não louvava o Senhor! agora eu conheço a Cristo e louvo seu nome!
Esses testemunhos, que não são poucos, nos fazem refletir sobre o fato:
Louvar é mais que apenas cantar! é cantar em louvor!
E todos podemos louvar a Deus, mesmo os que não podem cantar bem dentro de alguns padrões de afinação e ritmo encontrados na experiência musical humana.
Isso me leva às páginas da Bíblia e vou até o primeiro relato de louvor registrado de forma clara...
O cântico de Moisés, em Êxodo 15
Mais do que analisar o texto desse cântico, é importante analisar o contexto histórico dentro do qual ele existiu...
Israel, o povo de Deus foi escravo por 400 anos...
Poucos de nós teríamos condições de realmente de avaliar o quão pesado para um povo possa ser essa experiência. Nunca fomos escravos no sentido em que eles foram escravos. Nem mesmo os descendentes dos negros que foram escravos há relativamente pouco tempo atrás na história sabem realmente o que significa ser escravo na "prática".
Falamos da escravidão da mídia e dos modelos de beleza e sucesso. Falamos da escravidão ao dinheiro e ao prazer. Falamos da escravidão à sentimentos e emoções das quais às vezes achamos difíceis nos livrar, como a paixão (confundida com "amor"), a raiva ou outras diferentes.
Mas poucos de nós têm noção real do que seja ser curvado debaixo de um trabalho degradante, duríssimo, violento, forçado e humilhante.
O povo de Israel viveu essa experiência, e Deus mesmo foi visitá-los para os libertar.
Eles não tinham mínimas condições de se libertarem por eles mesmos e Deus pessoalmente desceu e usou instrumentos poderosos para fazer seu povo sair do Egito.
Os guiou por um caminho que os levou até um beco sem saída. E muitos murmuravam e duvidaram.
E Deus os livrou de forma magnífica!
E nesse contexto o povo louva ao Senhor.
O louvor de coração e verdadeiro, brota da experiência com Deus.
Essa experiência nos faz vibrar de amor, confiança e fé. E o louvor brota em meio à lágrimas, risos, e sentimentos de gratidão e fé, e de certeza do amor de Deus.
Que você possa olhar para a sua vida e ver a obra do amor de Deus desde teu nascimento e até hoje e confiar nessa obra para teu futuro.
E que dessa experiência brote teu louvor ao Senhor...
amém

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...