quinta-feira, 4 de março de 2010

Paulo, servo de Jesus Cristo!


Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus... (romanos 1:1)
Paulo aparece no relato bíblico pela primeira vez em Atos 7:58, no contexto do apedrejamento de Estevão (At 6:8 até 7:60).
Nesse relato ele ainda é conhecido por seu nome de nascença, Saulo. Natural da cidade de Tarso, na Cilícia (At 21:39) e por direito de nascimento ele era cidadão romano (At 22:27-18)
Saulo era, segundo suas próprias palavras “da linhagem de Israel, da tribo de benjamim, hebreus de hebreus” (Fl 3:5). Ele foi criado em Jerusalém e foi instruído nas tradições e leis judaicas aos pés de Gamaliel (At 22:3), um grande e reconhecido mestre de seu tempo (At 5:34). Fazia parte da seita dos fariseus (At 26:5), a seita mais severa da religião judaica.
Existe um texto bíblico que pode implicar que Saulo era membro do Sinédrio. Essa implicação surge do fato de que Paulo, relembrando suas atitudes contra os cristãos antes de sua conversão, disse que dava seu voto em favor do assassinato de cristãos (At 26:10). O único local, em Israel onde essa prática era legalmente seguida em Israel era no Sinédrio. Isso, se coerente com a realidade histórica, implicaria que Saulo, nesse momento de sua vida fosse casado, tinha mais de 30 anos e tinha boa reputação diante do povo (todas as prerrogativas para se fazer parte do Sinédrio em Israel naqueles dias), outra alternativa era que Saulo foi feito membro do Sinédrio não necessariamente por preencher essas prerrogativas de forma estrita, mas pela parte que desempenhou no caso de Estêvão, o que lhe concedeu destaque dentre os inimigos de Cristo (essa é a posição de Ellen White em Atos dos apóstolos, pg 102).
A Bíblia descreve Saulo como perseguidor implacável da igreja (At 8:1/3) e a exatidão dessa descrição é atestada pelo testemunho pessoal do mais tarde conhecido como apóstolo dos gentios, Paulo em 1 Cor 15:9. Saulo de Tarso, como era conhecido (At 9:11), foi até o sumo sacerdote pedir cartas para perseguir e prender os cristãos em Damasco e os levar a Jerusalém (At 9:1-2).
No caminho para cumprir o plano de prender os cristãos Saulo teve uma experiência sobrenatural com Jesus Cristo (At 9:3-9). Saulo recebe instruções de se levantar e entrar em Damasco, onde ele receberia instruções posteriores.
Deus dá uma visão a Ananias, discípulo de Jesus, e este conduz Saulo a uma experiência de restauração de sua visão, a qual havia perdido com o resplendor da visão de Cristo, e ao batismo (At 9:10-18). Logo Paulo se tornou um pregador do evangelho (At 9:20).
Paulo, logo no início de seu ministério era poderoso em demonstrar que Jesus é o Cristo (At 9:22) e logo suscitou oposição contra si mesmo por parte dos judeus (At 9:23). Paulo fez três grandes viagens missionárias (At 13-14/ At15-18/ At 19-21) e pregou o evangelho em boa parte do mundo conhecido de sua época.
Paulo escreveu grande parte do Novo Testamento. 14 epístolas ao todo, se considerarmos Hebreus como de sua autoria, pelo menos enquanto autor do conteúdo teológico do livro, inda que o estilo literário definitivamente não seja o estilo comum de Paulo encontrado nas outras epístolas assinadas pelo apóstolo. A Bíblia não relata a morte de Paulo.
Em atos vemos Paulo preso em Roma, porém livre para pregar o evangelho (Atos 28:30-31). Em 2 Tim 4:6-8 Paulo indica saber que sua morte está próxima.
A tradição diz que Paulo foi decapitado em Roma num local denominado Via Ostiense, provavelmente não foi crucificado por ser um cidadão romano.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...