domingo, 30 de janeiro de 2011

Para Deus não há impossível!

Visitou o Senhor a Sara, como lhe dissera, e o Senhor cumpriu o que lhe havia prometido!
(Gênesis 21:1)

O livro de Gênesis descreve um momento histórico radicalmente diferente deste momento no qual existimos. Esse abismo cultural entretanto não é um impecílio para entendermos suas histórias, nos familiarizarmos com suas perplexidades e até mesmo nos identificarmos com as lutas e dificuldades pelas quais aquelas pessoas passaram em sua tragetória de vida com Deus e com suas famílias e sociedade!

No tempo dos patriarcas, uma mulher que não tinha filhos era considerada amaldiçoada de Deus, e era desprezada por sua condição infértil. Como tentativa de escapar dessa sina, permitia-se que o marido de uma mulher infértil se casasse novamente com o objetivo de gerar filhos. A história de Ana, mãe do profeta Samuel provavelmente é fruto desa situação social (1 Samuel 1:1-28). Para escapar desse opróprio de não dar filhos a seu marido, Sara entregou sua serva a Abraão, para "edificar a si mesma com filhos, por meio dela" (Gênesis 16:2).

Deus já havia prometido a Abraão que seu herdeiro seria gerado dele (Gênesis 15:4). E a concretização dessa promessa era só uma questão de tempo. Abraão, entretanto, teria de confiar! crer! ter fé! ou seja, Abraão deveria ter certeza de que essa promessa se cumpriria, pois biblicamente fé não é equivalente ao "pensamento positivo" de que a promessa de Deus se cumprirá, mas convicção e certeza de que o que Deus diz se cumprirá (Hebresu 11:1).

Abraão, porém não entendeu plenamente o quão radical era a promessa de Deus!!! Seu herdeiro (material e espiritual) seria filho de Sara e não apenas de Abraão! (Gênesis 18:9-14). Envolvido pela estratégia de Sara, Abraão tomou sua serva Agar por mulher e ela lhe deu um filho (Gênesis 16:3-4), que foi chamado de Ismael (16:15-16).

A decisão de "ajudar" a Deus no cumprimento de suas promessas demonstrou-se perigosa. O filho da escrava gerou uma nação poderosa e que sempre causou guerra e dificuldade contra os filhos da promessa!
Apesar disso, Deus não puniu Abraão, antes prometeu cuidar do menino Ismael e fazer dele uma grande nação (21:18).

Acima disso Deus manteve sua promessa e deu a Abraão um filho, nascido de Sara, e este foi seu herdeiro! Assim lembramos que "não haverá impossíveis em todas as suas promessas" (Lucas 1:37)

Quais as promessas de Deus para a sua vida?

Você teria dificuldade ou facilidade de responder essa pergunta?

Passo a dividir com vocês algumas promessas que Deus me fez pessoalmente através de sua Palavra e de seu Espírito
                                          Perdão   (1 João 1:9)
                                          Poder     (Atos 1:8)
                                          Paz         (João 14:27)
                                          Graça     (Apocalipse 22:21)
                                          Salvação (Isaías 25:9)

Tenha certeza absoluta que não há impossíveis para Deus cumprir essas promessas em minha vida e na vida de todos que receberam dEle promessas idênticas!

confia!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...