sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Fraqueza - o conceito teológico de Paulo

Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte
2 Coríntios 12:10

O conceito de fraqueza nos escritos de Paulo é um conceito interessante e diferente da maioria dos conceitos a esse respeito no pensamento da humanidade. Trago nesse post a tradução de um verbete do Dicionário de Paulo e suas cartas (Dictionary of Paul and His Letters, Gerald F. Hawthorne, Ralph P. Martin [editors]), e espero que seja útil aqueles que buscam mais conhecimento da Palavra de Deus!

Para ter acesso à tradução apenas clique no link "Mais informações"

Graça e Paz!!!

Saibam mais...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A Ira de Deus - o que ela significa nas Escrituras?

A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça (Romanos 1:18)

A ira de Deus é explicitamente revelada nas Escrituras como uma característica pessoal de Deus e tal realidade tem suscitado inúmeras questões, especialmente no sentido de se tentar entender como essa prerrogativa se harmoniza com a natureza de Deus como "amor" (1 João 4:16)
Nesse post trago a tradução de um artigo de Frank Hasel, publicado originalmente no site do Instituto de Pesquisas bíblicas da conferência geral.

Espero que esse estudo seja de grande utilidade para todos!!! E para ter acesso a ele apenas clique no link "Mais informações" abaixo...

Graça e Paz!!!

Saibam mais...

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A Regeneração da Esperança

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança...
1 Pedro 1:3

Para ouvir esse sermão apenas clique em Play

A esperança na salvação inunda a alma daqueles que crêem na Palavra de Deus, e essa salvação será levada ao seu cumprimento final e absoluto na segunda manifestação de Jesus Cristo ao mundo. Entretanto ela deve ser regenerada sempre que estiver sendo sufocada pelas dificuldades que enfrentamos e pelas infidelidades que ainda percebemos em nós.
Que essa esperança seja reavivada em você para a salvação!!!


Graça e Paz!

Saibam mais...

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A Escritura e os Paradoxos - Verdade seja dita!!!

Santifica-os na Verdade, a Tua Palavra é a Verdade
João 17:17

O discurso cristão exorta as pessoas a estudarem a bíblia para encontrarem luz, verdade e salvação. Entretanto poucos se dedicam a explicar para as pessoas como entender a natureza paradoxal de muitas das afirmações bíblicas concernentes a muitos assuntos, eventos, e doutrinas.
Esses paradoxos abrem a mente daqueles que respeitam o registro sagrado para verdades maravilhosas e nem sempre acessíveis aos desatentos seres humanos que não manifestam o empenho necessário em sua busca intelectual da verdade bíblica, revelada por Deus.
Nesse post eu trago a tradução de um breve e elucidativo artigo escrito por Ekkehardt Mueller, que está originalmente publicado no site do Instituto de Pesquisas Bíblicas da conferência geral dos Adventistas do sétimo dia (Tenha acesso à publicação original em inglês nesse link)

Clique no marcador "Mais informações" para ter acesso a esse estudo!

Graça e Paz!!!

Saibam mais...

domingo, 20 de novembro de 2011

Predestinação e livre-arbítrio - uma só verdade

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Romanos 8:29

Para ouvir esse sermão apenas clique em Play


A harmonia entre as doutrinas: Predestinação e livre arbítrio, nem sempre é percebida pelas pessoas que estudam a Palavra de Deus com dedicação e procurando saber o que é a verdade de Deus que ele revelou aos seres humanos através da Bíblia Sagrada.

Que ao estudarem esse tema todos se maravilhem diante da sabedoria e poder de Deus em nos conduzir à salvação pela graça de Cristo ainda que respeitando o grau de liberdade que Ele mesmo nos concedeu!


Graça e Paz!!! 

Saibam mais...

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Lidando com "discrepâncias" na Bíblia

...porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1:21)


A natureza da Bíblia enquanto Palavra de Deus é um assunto que tem ocupado as melhores mentes humanas pelos séculos de sua história, e isso é verdade mesmo nos céticos dias que em temos vivido. Homens e mulheres têm se empenhado em estudar e compreender o livro sagrado e têm concluído de sua natureza Divino-Humana de forma inseparável.

Trago nesse post, uma tradução de um breve artigo de Kwabena Donko publicado no site do instituto de pesquisas bíblicas da conferência geral dos adventistas do sétimo dia (acesse o post original em inglês no link: http://biblicalresearch.gc.adventist.org/documents/Dealing%20with%20discrepancies.pdf) sobre como lidar com as discrepâncias encontradas no registro bíblico.

Esse é um material acessível, da fácil leitura, e nos ajuda a entender melhor de que maneira devemos proceder ao lidarmos com a tarefa de interpretar a bíblia de forma fidedigna e em seus próprios termos.

Para ter acesso a esse estudo clique no link "Mais informações" e desfrute

 Graça e Paz!!!

Saibam mais...

Paulo e Tiago - breves considerações em uma discussão aparentemente "sem fim"

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
2 Timóteo 3:16-17

Nesse post trago uma tradução de um breve texto de Richard B. Gaffin no livro "By Faith, Not by Sight, Paul and the order of Salvation" a respeito da harmonização entre a visão de Paulo e de Tiago sobre a justificação.

Espero que os estudiosos da Palavra de Deus que procuram alimento nesse espaço virtual possam apreciar a abordagem sucinta, clara, e ao mesmo tempo iluminada e profunda da verdade de Deus (João 17:17)

Para ter acesso ao estudo apenas clique no link "Mais informações"

Graça e Paz!!!

Saibam mais...

Perspectivas sobre "Vida e Morte" em Paulo

Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
Filipenses 1:21

Vida e morte são temas absolutamente abrangentes e estão conectados às perguntas mais complexas e amplas que um ser humano faz a respeito de sua própria existência. A obra de Paulo nos dá perspectivas interessantes sobre como entender algumas das questões que envolvem esse assunto e trago nesse post a tradução do verbete: "Vida e Morte" do dicionário de Paulo e suas cartas (Dictionary of Paul and His Letters, Gerald F. Hawthorne, Ralph P. Martin [editors]).
Espero que esse estudo auxilie aqueles que gostam desse assunto a compreendê-lo à luz da inspiração do Espírito de Deus que se faz manifesta na obra desse grande homem, o apóstolo Paulo.

Para ter acesso ao estudo clique no link "Mais informações"

Graça e Paz!!!

Saibam mais...

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Nova Natureza e Velha Natureza - o que essas expressões significam?

Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou...
Colossenses 3:9-10

A nova natureza, que Cristo nos concede por seu poder e graça através do Espírito Santo, é uma dádiva maravilhosa, e que jamais deveria ser deixada de ser considerada seriamente por todos aqueles que têm a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Temos nesse post uma tradução de um verbete do Dicionário de Paulo e suas cartas (Dictionary of Paul and His Letters, Gerald F. Hawthorne, Ralph P. Martin [editors]) sobre a "nova" e a "velha" natureza do homem.

O estudo é simples e acessível, mas ainda assim nos conduz a perspectivas importantes sobre esse profundo assunto que nos é revelado na Palavra de Deus!

Clique no link "Mais Informações" para ter acesso ao estudo

Graça e Paz!!!

Saibam mais...

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Deus é Poderoso para Salvar - Isaías 63

Eu Sou o que fala em Justiça, e que é Poderoso para Salvar!
Isaías 63:1

Para ouvir esse sermão apenas clique em Play!


O Poder de Deus para a salvação de uma humanidade pecadora e infiel (da qual eu e você fazemos parte) é um assunto que deve ser sempre enfatizado devido à sua relevância para a experiência espiritual de cada pessoa que se aproxima da Palavra de Deus com sede de encontrar a verdade do céu revelada aos homens.
Nesse sermão trabalhei alguns aspectos de Isaías 63 no contexto da identidade de Deus como nosso salvador! Meus votos é que essa mensagem te inspire a confiar no poder de Deus para a sua salvação!


Graça e Paz

Saibam mais...

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Principados e Potestades: O que (ou quem) são???

porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
Efésios 6:12


O mundo espiritual é um mundo enigmático e constitui um dos elementos da revelação de Deus aos homens através de sua Palavra (João 17:17). Os seres humanos estão envolvidos diretamente nesse mundo, ainda que percebam isso de forma mais ampla e consciente.

Nesse post estou trazendo aos estudiosos uma tradução de um verbete (principados e potestades) de um dos mais respeitados dicionários bíblicos a respeito da obra de Paulo: "O dicionário de Paulo e suas cartas" (Dictionary of Paul and His Letters, Gerald F. Hawthorne, Ralph P. Martin [editors]).

Essa é uma obra interessante e importante e sua linguagem, apesar de técnica, é acessível àqueles que se predispuserem a buscar conhecimento da Palavra de Deus.

Que todos os interessados façam um excelente proveito dessa tradução!!!

Clique no Link "Mais informações" e desfrute!!!

Graça e Paz!!!

Saibam mais...

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Entrando no Descanso de Deus pela fé!!! (Hebreus 4)

Aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas...
Hebreus 4:10

Para ouvir esse sermão apenas clique em Play


O tema do descanso espiritual em Hebreus 4 tem por pano de fundo a história da rebelião do povo na fronteira da terra de Canaã (Números 13-14), retratada e interpretada em forma de ensino também no Salmo 95, e nos conduz a perspectivas importantes da Palavra de Deus!
Que vocês sejam edificados por esse estudo de forma a descansar plenamente em Deus através de uma fé viva, obediente, real e cheia de frutos para a glória do Senhor!


Graça e Paz

Saibam mais...

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A Justificação na epístola de Tiago (Tiago 2:14-26)

Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente...
Tiago 2:24

A verdade de Deus, encarnada em Cristo e revelada a nós através de sua Palavra (João 17:17) é coerente em consigo mesma e deve ser respeitada como tal. Entretanto isso não significa que interpretar essa Palavra é  uma tarefa fácil para os seres humanos que receberam essa Palavra e estudiosos da Bíblia estão divididos sobre o significado de inúmeras passagens bíblicas comparadas umas com as outras...

Nesse universo de dúvidas e temas, a questão da justificação, especialmente entre Tiago (2:24) e Paulo (Romanos 3:28) é umas das questões mais interessantes. Nesse artigo de Ronald Y. K. Fung (China Graduate School of Theology, Hong Kong) temos um estudo sério, importante e digno de cuidadosa análise e reflexão teológica. Sua linguagem é profunda, e por vezes bastante complexa, e ele nos conduz à variadas possibilidades de interpretação diferentes, e conclusões sólidas em favor da unidade do Novo Testamento, e de sua inspiração Divina para a direção da igreja em todos os séculos

A tradução desse artigo me consumiu meses de trabalho, e não tive tempo de traduzir as notas de rodapé, portanto se alguém estiver estudando e necessitar de ajuda para entender alguma nota de rodapé mande uma mensagem nesse post mesmo que terei prazer em ajudar...

O artigo ao todo tem o tamanho de 30 páginas de word, e deve ser estudado com atenção e dedicação, e um mais profundo conhecimento da verdade de Deus será o benefício advindo desse esforço!

Clique abaixo, no link "mais informações" e desfrute!!!

Graça e Paz!!!

Saibam mais...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...