sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A Bíblia em Perspectiva - Estudos em Teologia Bíblia (Lançamento Livro)

Agora, pois, filho, dá-me ouvidos e sê atento às palavras da minha boca;
Provérbios 7:24

O ano de 2012 foi um ano de crescimento intelectual e espiritual em minha caminhada cristã pessoal, mas é muito bom saber que eu não fui o único a crescer nessas mesmas direções. Minha turma de pós-graduação no SALT-UNASP-EC (Seminário Adventista Latino Americano de Teologia, Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho) se uniu no esforço comum de lançar um livro com artigos de cada um dos alunos, e venho aqui apresentar esse lançamento a vocês!
Nossa turma de pós-graduação foi composta de pessoas com habilidades e áreas de interesse teológico diferentes, mas unidas sob a fé na Bíblia como Palavra de Deus e sob a consciência de que, como tal, A Bíblia deve ser abordada com seriedade, respeito, honestidade e profundidade. 
A tarefa de abordar as Escrituras a partir desses prismas foi perseguida por todos os envolvidos nesse projeto que foi liderado pelo Dr. Adolfo Suárez. Além dele, Felipe Masotti, Renan de Souza e Roberto Conti Jr., além deste servo que vos escreve, ajudaram a editar o material que foi dividido em três seções: 1 - Antigo Testamento; 2 - Novo Testamento e 3 - Estudos Temáticos.

Um resumo geral do conteúdo presente nesta obra consiste no seguinte esquema.

Antigo Testamento
Roberto Conti Júnior explora a questão da teologia da guerra através do tema: "O Senhor pelejará por vós": um estudo intertextual das guerras de Israel à luz da aliança mosaica. (p. 24-39).

Renan Daniel de Souza se propõe a analisar a questão da educação cristã no núcleo familiar a partir do Antigo Testamento sob o tema: O ensino da Bíblia como ideal divino para a educação cristã familiar: reflexão teológica em Deuteronômio 6:4-9 (p. 40-70)

Sandson Magalhães Carvalho faz um estudo a partir daquele que, possivelmente, é o livro mais amado da Bíblia, o livro dos salmos, e apresenta conclusões a respeito do seguinte tema: "Que é o homem?" estudo sobre o Salmo 8 (p. 71-92).

David Koldinsky aborda os primeiros versos de Isaías 5 na análise do tema: A Parábola da plantação de uvas em Isaías 5:1-7: propósito e fruto da relação de Deus com o homem (p. 93-108).

Felipe Alves Masotti nos traz uma reflexão sobre alguns versos de Isaías 6 através do seguinte estudo: O tema do endurecimento do coração em Isaías 6:9-10 à luz da compreensão das expressões "olhos para ver", "ouvidos para ouvir" e "coração para entender" (p. 109-139).

Bruno da Costa Barbosa apresenta mais um estudo baseado no livro de Isaías sob o tema: O sentido de "dia da vingança" e "ano dos redimidos" em Isaías 63:4: um estudo exegético (p. 140-163).

Felippe Gonzaga Ribeiro sugere uma compreensão a respeito do seguinte tema: A identidade do pastor Davi em Ezequiel 34:26: um estudo exegético (p. 164-185).

Lucas Alamino Iglesias Martins escolheu  abordar o primeiro livro dos profetas menores segundo o cânon protestante através do tema: Propósitos divinos no casamento de Oséias: um estudo exegético de "mulher de prostituições" em Oséias 1:2 (p. 186-221).

Oscar Pereira Lopes fecha a seção de Antigo Testamento com o estudo do seguinte tema: "Com que me apresentarei ao Senhor?" breve reflexão teológica de Miquéias 6:6-8 (p. 222-243).

Novo Testamento
Elton Queiroz inicia a seção de estudos sobre o Novo Testamento com o tema: O casamento da ressurreição: uma nova proposta interpretativa para Mateus 22:22-33 (p. 244-267).

Wallyson Santos faz uma abordagem bíblica de um tema relacionado à noção de "crescimento de igreja" através do tema: Os princípios e métodos evangelísticos pastorais em Atos 2:42-47: um estudo exegético (p. 268-298).

Rafael Budal Porto aborda um texto paulino na análise do tema: Ira, do sentimento ao pecado: um breve estudo exegético de Efésios 4:26 (p. 299-310).

Leandro Schuk trata de uma  questão ética importantíssima no estudo do cristianismo no tema: Filemon, um tratado bíblico contra a escravatura? (p. 311-335).

Natalino Azevedo Oliveira aborda um dos documentos mais negligenciados do Novo Testamento pelo estudo do tema: Em defesa da fé: introdução á epístola de Judas (p. 336-353).

Everton Almeida representa o estudo profético/apocalíptico na escolha do tema: Breve estudo homilético de Apocalipse 3:14-22: uma mensagem indispensável à igreja remanescente (p. 354-378).

Estudos temáticos
Ezequiel Rosa Gomes Júnior inicia a última seção do livro propondo o tema: O conceito de "perfeccionismo" a partir da Bíblia e dos escritos de Ellen G. White (p. 379-436).

Keidson Rodrigues sugere a análise do tema: Antropologia paulina (p. 437-450).

Samuel dos Santos Shiguemoto fecha a publicação com o tema: O cânon do Novo Testamento (p. 451-470).

O livro A Bíblia em Perspectiva: Estudos em Teologia Bíblica é um esforço conjunto de várias pessoas que se dedicaram a escrever e revisar seu conteúdo e edição. O livro conta ainda com uma introdução escrita pelo Dr Adolto Suárez e com um prefácio escrito pelo Dr. Roberto Pereyra. Não se pretende que o livro esteja livre de deficiências e imperfeições, mas afirma-se que ele foi produzido com a intenção de servir à comunidade eclesiástica e acadêmica de forma útil e relevante para a edificação doutrinária e espiritual do corpo místico de Cristo, a igreja.

O livro custa 49,90 + frete para sua região e pode ser adquirido pelo site https://www.clubedeautores.com.br/ que disponibiliza o serviço de publicação de livros online! vale a pena conhecer o trabalho deles. 

Porém, para ir diretamente à página do livro e fazer seu pedido clique no link abaixo
Graça e Paz!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...