sexta-feira, 4 de julho de 2014

Brasil X Colômbia: Fidelidade, Bom Senso, Tolerância e Amor

Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.
 Isaías 58:13-14

Me dirijo nesse post especialmente aos meus irmãos adventistas do sétimo dia. Venho através dessa texto refletir sobre poucas questões com cada um de vocês que tomarem a iniciativa de ler esse texto.

1- Estamos nos preparando para um momento da história do mundo onde quem não receber "a marca a besta" não poderá comprar nem vender (Apocalipse 13:11-18). Ellen White diz: " com relação à crise diante de nós. A mais vívida descrição não pode atingir a grandeza daquela prova." 
(O Grande conflito, p. 622).

Sendo assim, é triste ver em nossas igrejas pessoas tão inconscientes da importância da verdade bíblica a respeito do sábado da lei de Deus (Êxodo 20:8-11) que eles facilmente sucumbem a uma prova INFINITAMENTE MENOR do que aquela que esperamos para nosso futuro breve e desonram a Deus por causa de um jogo de futebol qualquer. Mas a Bíblia diz que só entrará no "gozo do seu Senhor" aquele que demonstrar ser fiel "no pouco" (Mateus 25:21).

2- Se a verdade do SÁBADO, que é tão clara NA BÍBLIA e tão extensamente pregada nos púlpitos adventistas é tão mal compreendida e espezinhada, imaginemos a situação da igreja diante de assuntos menos falados como "salvação pela graça mediante a fé e isso não vem de vós!" (Efésios 2:8)? "até duas mil  trezentas tardes e manhãs e o santuário será purificado" (Daniel 8:14)? "amem uns aos outros" (João 15:12)? "nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura." (Romanos 14:14)? etc.

3- Se muitas pessoas dentro da igreja têm dificuldades com O QUE ESTÁ CLARAMENTE REVELADO NA PALAVRA DE DEUS, isso deve nos colocar em estado máximo de alerta quanto à discussões dentro da igreja que envolvam pontos de OPINIÃO PESSOAL por não lidarem com aquilo que foi REVELADO por DEUS diretamente. Dentre assuntos temos determinadas questões sobre música, vestuário, entretenimento, estilo de vida e etc.

4- A expressão "bom senso" ocorre em 3 versos do Novo Testamento (Atos 26:25, 1 Timóteo 2:9, 15). Tal qualidade está em falta na vida de muitos adventistas e precisa ser mais enfatizada. Digo isso pois percebo que muitas brigas (doutrinárias ou pessoais) dentro da igreja ocorrem pela simples falta dessa característica.

5- Quando nos deparamos com a realidade da igreja e suas fragilidades podemos ter a ânsia de nos tornar intolerantes na tentativa de reformá-la, essa é uma tentação real. Mas assim como é difícil para nós mudarmos enquanto seres humanos, a igreja como congregação ou instituição tem a mesma dificuldade. Portanto, diante das nossas dificuldades em mudar, temos de buscar desenvolver tolerância para com as coisas que precisam ser mudadas na igreja sobre as quais ela manifesta dificuldade de amadurecer.

6- Se o jogo do Brasil representa uma tentação muito grande para certos adventistas, que terminam por quebrar a lei de Deus em nome desse tipo de coisa, só podemos nos apavorar diante do "decreto de morte" aos que não se curvarem ao mundo em infidelidade à lei de Deus. 

7-Entretanto, há um desafio maior do que esses dois desafios JUNTOS. É o desafio do amor. Falar de amor é fácil, mas viver o amor é difícil. Temos dificuldades de nos amar como família, como igreja e como sociedade, que se dirá do amor aos "inimigos"? Esse é o verdadeiro desafio.

Triste é constatar que muitos que vencerão a tentação de ver o final do jogo Brasil e Colômbia e estão se preparando para "não transgredir a lei" em um contexto de perseguiçao apocalíptica, não tem vencido a tentação de viver uma vida cristã na qual o amor não mais arde intensamente 
(Mateus 24:12, cf. Apocalipse 2:4 e 1 Coríntios 13)

Por faltar amor pelas verdades bíblicas, faltar amor pelas pessoas e faltar amor por Deus é que talvez o amor pelo futebol nao falte, talvez seja só isso que restou a alguns. Deus nos salve!

Pr. Ezequiel Gomes
Graça e Paz!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...