quarta-feira, 2 de julho de 2008

Identificando e resolvendo problemas no casamento


“O que encobre suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa 
e deixa alcançará misericórdia” 
Provérbios 28:13

Um relacionamento entre um homem e uma mulher em matrimônio é um sonho para muitas pessoas. Elas buscam o par ideal e oram buscando a direção e confirmação de Deus. Mas nem os sonhos humanos ou o desejo de Deus têm sido respeitados por alguns homens e mulheres que já se uniram em casamento.
É, infelizmente, comum encontrarmos pessoas casadas relatando a rotina de indiferença, de humilhação, de desprezo e da quebra dos votos de amor feitos diante de Deus por parte de seus cônjuges. Mesmo maridos ou mulheres supostamente cristãos são alvos de críticas nesse sentido e a realidade que comprova esses relatos é um total absurdo. Que pessoas que casaram livremente, e tem filhos e filhas com sua esposa ou esposo e professam crer na Palavra de Deus pratiquem esse tipo de coisa é inadmissível. Não há justificativas para isso.
Realmente é fato, que o casamento é uma relação complexa, mas essa complexidade deve ser vivida, avaliada e trabalhada dentre de seus limites. Para um casal cristão, esses limites são a coerência com a Palavra de Deus e o amor. Nada abaixo disso deve ser considerado normal. Não podemos fingir que nada está acontecendo, se não temos sido fiéis ao nosso amor a Deus ou ao cônjuge. Somos, entretanto, pecadores e falhos, e todos erramos em muitas coisas (Tiago 3:2) e é exatamente por isso que a Bíblia nos exorta a confessar nossas erros e abandoná-los, confiando inteiramente na graça de Deus.
Estarmos dispostos a mudar para honrar e glorificar a Deus no casamento é o primeiro passo para uma restauração ou para o estabelecimento da relação de forma saudável. E essa graça nos está disponível. Que os homens amem suas esposas com carinho, cumplicidade e profundo respeito, dentro e fora dos limites de suas casas, como Cristo ama a igreja, e que as mulheres sejam, também, cheias de afeto e graça para aliviar e suavizar a jornada do marido nesse mundo cansativo e escuro. Fazer isso é fácil? Não. Mas é a única opção para aqueles que amam a Deus de todo coração e de toda alma e de todas as forças, e amam ao cônjuge como a si mesmos, pois carregam a Lei de Deus no coração.
Qualquer realidade marital que traga em si qualquer coisa que negue um desses princípios deve ser tratada, pois está doente. Graças a Deus, Cristo é o médico dos médicos, e operará milagres maravilhosos na vida daqueles que, conscientes do fato de que não são perfeitos, buscam a graça do perdão e da transformação para fazerem de seu lar, um lugar de amor e paz verdadeiros na realidade.

Esse amor e essa paz não devem ser apenas teorias em suas bíblias. Lembrando o fato de que muitas vezes as Bíblias estão empoeiradas por não serem lidas, ou quando ainda são lidas, são simplesmente ignoradas e não são postas por obras. Que a Palavra de Deus esteja escondida no fundo do coração para que não pequemos contra o Senhor nessa área fundamental para a felicidade e salvação eterna da humanidade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...