segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Perfeito, Perfeição (Dicionário Bíblico Adventista)

Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus... prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá...
Filipenses 3:12-15

O tema da perfeição é fascinante e importante no estudo da mensagem bíblica e é de interesse de todos os que amam a Palavra de Deus e desejam viver por ela entender seu significado e manifestação na vida dos crentes em Jesus Cristo.
Nesse Post trago a tradução do verbete "Perfeito; Perfeição" do Dicionário Bíblico Adventista, que expõe algumas noções básicas do entendimento bíblico adventista nessa questão crucial para a compreensão da mensagem da salvação!

Para ter acesso ao verbete traduzido apenas clique no link "Mais informações" logo abaixo

Graça e Paz!!!



Perfeito; Perfeição
Dicionário Bíblico Adventista do Sétimo Dia
(Comitê executivo da Review and Herald)

Perfeito; Perfeição [Hebraico: Geralmente Tam ou Tamîm, “completo,” “justo,” “pacífico,” “íntegro,” “inculpável”; Grego: Geralmente Teleios, “completo,” “perfeito,” “plenamente crescido,” “maduro,” “completamente desenvolvido,” “que atingiu seu propósito.”]
            No Antigo Testamento TAM significa completude, integridade, e sinceridade, mas sempre é usado em um sentido relativo quando se refere ao ser humano. Uma pessoa com um “coração perfeito” era um homem cuja vida era completamente devotada ao Senhor (1 Reis 8:61; 1 Crônicas 12:38; Isaías 38:3) É assim que Jó é designado como “perfeito/íntegro” (Jó 1:1, 8) a despeito das fraquezas reveladas pela adversidade posterior (ver os capítulos 40:2-5; 42:2-6), mostrando que a perfeição dele era relativa e não absoluta. De forma similar nos é dito que Noé era perfeito/íntegro (Gênesis 6:9) apesar de mais tarde ter sucumbido à fraqueza da carne (9:21). A Perfeição foi o ideal colocado diante de Abraão (17:1). A RSV (Versão padrão revisada das Sagradas Escrituras) geralmente traduz tam como “inculpável.”
            Na literatura extra-bíblica teleioi, “perfeitos,” ou “maduros,” é uma palavra usada para vítimas sacrificais sem defeito, para animais maduros, para seres humanos adultos, e para designar profissionais treinados e plenamente qualificados.
            No Novo Testamento a “perfeição” consiste essencialmente em maturidade como distinta da imaturidade, como um adulto difere de uma criança. Uma pessoa madura é uma pessoa que atingiu os limites normais da estatura, da força, e do poder mental. Esse conceito de maturidade é claramente evidente em passagens como 1 Cor. 2:6; 14:20; Efésios 4:13-14; Fil. 3:15; Heb. 5:14. Paulo fala de si mesmo como e de seus companheiros cristãos como já perfeitos [experimentados] (1 Cor. 2:6), mas quase que no mesmo fôlego torna evidente que em certo sentido a perfeição é um alvo ainda a ser atingido (Fil. 3:12). O Cristão deve ser “perfeito” em sua esfera finita como Deus é “perfeito” em Sua infinita completude (Mat. 5:48). Dessa forma um ser humano pode ser “perfeito” diante do Senhor, mas terá sempre novas alturas às quais aspirar. Nesta vida ele nunca atinge a perfeição última.
Uma pessoa cujo coração e vida são completamente devotados ao serviço e adoração do Senhor, ou seja, para o crescimento constante na graça e no conhecimento, e na prática da verdade espiritual, que tem ganhado uma medida de experiência ao cooperar com o Espírito Santo, é uma pessoa que atingiu a perfeição cristã (Col. 4:12; Tiago 3:2). Ele não é mais um bebê em Cristo ocupado apenas com os fatos e práticas rudimentares da religião (ver Hebreus 5:12-6:2). 
Um homem perfeito à vista de Deus, portanto, é alguém que alcançou o grau de desenvolvimento esperado dele em determinado momento. Ele é um cristão maduro plenamente dedicado ao Senhor, e que, ainda que tenha fraquezas a vencer, avança para o padrão do alto chamado de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3:12-15).

2 comentários:

Evangelismo Online disse...

Como faço para adquirir este dicionário Bíblico??

Unknown disse...

Excelente explicação sobre a Palavra : Perfeito/ Perfeição.

Que o nosso Senhor continue abençoando grandemente cada um dos santos neste estudo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...