Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28:19)
Trago nesse post uma curta análise de Ángel Manuel Rodríguez sobre a questão se existe ou não contradição entre a ordem de Cristo em Mateus 28:19 e os relatos do livro de Atos (2:38; 10:48; 19:5) em relação ao batismo "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" ou apenas "em nome de Jesus".
Esse tema é importante, especialmente, por causa dos ataques de grupos antitrinitarianos que veem em Mateus 28:19 (e em outros textos da Bíblia como 1 João 5) heresias e mentiras (na Palavra de Deus?). A análise de Ángel pode ajudar aqueles que desejam entender um pouco melhor essa questão.
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Graça e Paz
Mateus
28:19
Ángel
Manuel Rodríguez
De
acordo com Mateus 28:19 os crentes devem ser batizados em nome do Pai, do Filho
e do Espírito Santo. Mas em Atos se diz que os crentes eram batizados em nome
de Jesus. Há uma contradição aqui?
Existem muitas maneiras
de responder a esta pergunta. A mais fácil seria concluir que diferentes
fórmulas batismais eram usadas na igreja apostólica e, portanto, não haveria
nenhuma razão para tentar harmonizar essas duas fórmulas. Isso é possível, mas
muito improvável se Jesus, como Mateus indica, deu uma direção explícita sobre
essa questão. Além disso, parece que a frase presente em Atos não se refere a
uma fórmula batismal. Se ela se referir a uma fórmula, ela seria uma forma
abreviada que não nega a existência ou o uso da fórmula completa. Seguem alguns
comentários a esse respeito.
1. A Fórmula
Trinitariana: Em Mateus 28:19 Jesus deu a seus discípulos instruções bastante
específicas a respeito da necessidade e da maneira de se fazer discípulos. O
uso da fórmula trinitariana é parte dessas instruções. A pessoa a ser batizada
é plenamente unida à Divindade através de Cristo (cf. Jo 17:21).
Por que é usada a
fórmula trinitariana? Por que não é suficiente dizer “em nome de Jesus”? A
resposta mais provável é encontrada na própria experiência batismal de Jesus
Cristo. Durante seu batismo as três pessoas da Divindade estavam presentes. A
voz do Pai foi ouvida, a presença do Espírito foi manifesta sob o símbolo de
uma pomba, e o Filho, em carne humana, saiu da água. O batismo de Jesus se
tornou um modelo para os crentes. Ele representou a experiência que aqueles que
se tornariam seus discípulos iriam experimentar. Em seu batismo Ele revelou que
somente através dele mesmo é que nós podemos desfrutar de comunhão com a
Divindade, plena união com o Trio Celestial. Para Jesus, ser batizado em nome
do Pai, do Filho e do Espírito Santo era um reconhecimento público do poder
salvador de sua vida e ministério, através dos quais nós somos unidos à família
celeste. Nós não deveríamos estar surpresos ao descobrirmos que a fórmula
trinitariana se tornou a fórmula batismal na igreja cristã. Isso é biblicamente
coerente; isso foi feito - e continua sendo feito - em obediência ao Salvador
ressurreto.
2. A Fórmula Cristológica: No livro de Atos
encontramos as expressões “cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo
para remissão dos vossos pecados” (2:38); “E ordenou que fossem batizados em
nome de Jesus Cristo.” (10:48); “foram batizados em o nome do Senhor Jesus.”
(19:5).
Muito pode ser dito sobre essas passagens. Primeiro,
todas elas estão relacionadas à obra de evangelismo; pessoas eram convidadas a
serem batizadas em nome de Jesus. Isso é importante teologicamente pois indica
que estava sendo pedido que essas pessoas colocassem confiança em Jesus como
seu Salvador. Em Atos o nome de Jesus é o único nome pelo qual as pessoas podem
ser salvas (4:12). Uma vez que havia a ênfase em Jesus como Salvador não havia
a necessidade de se fazer referência à fórmula trinitariana por completo.
Um segundo ponto, intimamente relacionado com o
ponto previamente abordado, é que o propósito da frase “sejam batizados em nome
de Jesus” não era o de indicar que as pessoas eram batizadas usando a seguinte
fórmula: “eu te batizo em nome de Jesus.” De fato, durante o batismo o novo
convertido confessava o nome de Jesus Cristo em um compromisso pessoal com ele.
Nós lemos “Levanta-te, recebe o batismo e
lava os teus pecados, invocando o nome dele” (22:16). A frase
“invocando o nome dele” remete ao Antigo Testamento, onde invocar o nome do
Senhor significa confiar nEle, adorar a Ele e confessar pertencer a Ele (cf. Gn
4:26). Quando as pessoas eram convidadas a serem batizadas em nome de Jesus, se
lhes pedia não somente que reconhecessem a Ele como seu Salvador mas, também, como
alguém digno de adoração, confiança e como seu Senhor.
O terceiro ponto é que as passagens em Atos nas
quais o batismo em nome de Jesus é mencionado não tinham a intenção de
descrever a fórmula batismal usada no ato do batismo em si. As passagens não
estavam descrevendo como o santo batismo acontecia, mas, sim, o que era
esperado do novo converso. A afirmação “seja batizado em nome de Jesus” não
era, propriamente falando, uma fórmula batismal.
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