quinta-feira, 11 de junho de 2009

A obra de Deus e os dons dos homens


Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais... 1 Coríntios 14:1

O amor é o dom supremo e resume a Lei, a vontade de Deus, seu nome e seu reino e é a palavra usada para expressas quem Deus é (1 Jo 4:8). Mas o amor se manifesta de várias formas e é despertado de forma diferente em pessoas diferentes. É por isso que Deus distribuiu dons aos seus filhos neste mundo, para que iluminem o mundo e conduzam as pessoas a Ele, o único que pode dar sentido a vida humana nos mais variados âmbitos de sua existência (psicológica/emocional/mental/; histórica; filosófica; escatológica).
As grandes cidades são, de forma especial, desafiantes quando pensamos na obra de Deus. Por mais que todos sejamos dotados de dons e talentos que nos capacitam a fazer a diferença no mundo, é fato que nos sentimos pequenos diante da complexidade da missão a nós confiada num lugar onde a vida humana quase que se dissociou da verdade Eterna e dos paradigmas diante dos quais a Palavra de Deus pode ser compreendida e vivida. Pregamos o verdade num mundo que só conhece a mentira, e somos chamados a viver o amor onde abunda o desprezo, egoísmo e a violência.


Essa situação complexa exige esforço pensado e executado de forma coerente com as necessidades das pessoas no lugar onde elas se encontram. Acho que é por isso que lemos em Obreiros Evangélicos (página 345): “... Com a proclamação da mensagem em cidades grandes, há muitas espécies de trabalho a ser efetuado por obreiros de vários dons (diferentes)”.
Nem todos são confrontados ou alcançados adequadamente pela verdade de Deus da mesma forma. Estratégias e programas muito bons para chamar a atenção e inspirar a decisão de algumas pessoas certamente serão atitudes e programas que jamais poderão gerar as mesmas respostas em outras pessoas, e isso acontece por uma ampla convergência de fatores.
Por isso Deus nos dotou a cada um de inúmeros dons diferentes e cada cristão deve ser um trabalhador que execute sua missão e seu chamado de levar Cristo ao mundo de forma criativa, coerente com a verdade, pulsante, vibrante, respeitosa e poderosa. Dessa forma muitas pessoas serão colocadas na posição de verem a verdade de forma clara e se assim acontecer, podemos estar certos que muitas decisões em favor da verdade serão tomadas e essas decisões serão os meios através dos quais pessoas serão salvas de seus pecados e de toda a maldade de Satanás tão presente implícita ou explicitamente na vida delas.

A missão é muito grande e difícil, e na verdade, ela é impossível de ser cumprida pela sabedoria, estratégia e manipulação humana. Mas o Senhor nos dará forças para fazermos o impossível e o mundo será em breve inundado da glória da verdade de Deus (Apocalipse 18) para a salvação de todo aquele que em Cristo crer com fé sincera e genuína em amor (Gálatas 6:5).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...