quinta-feira, 19 de junho de 2008


Grandes cidades
“As trevas espirituais, que cobrem agora a Terra toda, acham-se intensificadas nos lugares de população densa. É nas cidades das nações onde o obreiro evangélico encontra a maior impenitência e a necessidade mais urgente” Evangelismo, 25.


Eu nasci e fui criado em uma das 5 maiores cidades do mundo e daqui, da cidade de São Paulo, é que digito essas poucas palavras. Meu primeiro impulso diante do texto mencionado acima é de atenuar a declaração diante do fato de que as trevas cobrem toda a terra e não só minha amada cidade ou simplesmente desconsiderá-la por amor e admiração ao lugar onde nasci e agora estou. Muitas pessoas não gostam de São Paulo, mas tantas outras a amam e eu participo desse segundo grupo.
Existem aqueles, porém, que não conseguem enxergar os defeitos nas pessoas, coisas e lugares que amam, mas eu não sou assim. Eu amo a cidade e suas oportunidades singulares, seu ritmo e pulsação, sua diversidade, sua gastronomia, sua cultura e arquitetura e muitas outras coisas, mas definitivamente não posso deixar de clamar contra sua impiedade.
O desprezo de uns pelos outros, a futilidade quase onipresente, a violência e o crime, a poluição e o trânsito, a falsidade e o egoísmo imperativos e implacáveis são testemunhos claros e facilmente testemunhados por qualquer um que anda pelas ruas da metrópole. Assim também, a banalização e ridicularização do que é sagrado tornam os caminhos dos filhos de Deus ainda mais amargos e espinhosos.
Seria fácil desanimar, pegar as malas e desembarcar numa cidadezinha qualquer, mas lá o pecado também está presente, não devemos enganar a nós mesmos, e mesmo com a realidade perversa em que vivemos na maior cidade da América do sul ainda temos muitas pessoas nessa cidade que ouvirão a voz do verdadeiro pastor de suas almas e se entregarão ao Senhor e Salvador.
Cristo pede que não nos enganemos a nós mesmos diante da realidade e que não esperemos colher os frutos para o reino de Deus sem esforço ou muito trabalho árduo, mas promete estar conosco todos os dias e fazer de nós, sua igreja, uma luz capaz de iluminar até o mais escuro desta terra. “A luz resplandece nas trevas e as trevas não prevaleceram contra ela” (João 1:5)
Que a obra de Deus prevaleça em nossas vidas e através de nossas vidas para iluminar mundo e aplainar o caminho do Senhor nas nuvens do céu de onde voltará e enviará seus anjos para trazer seus escolhidos e Ele nos ares. Que assim seja, em nome de Jesus Cristo. Amém!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...