terça-feira, 7 de abril de 2009

Cativeiro


"Nas mãos do Rei de Babilônia, serás entregue" Jeremias 37:17

Zedequias havia abandonado a Deus e buscado salvar sua vida e seu reino não pelo arrependimento para com o Senhor e pela submissão ao rei Nabucodonosor, antes ele enviou mensageiros ao rei do Egito que procurou vir ao seu encontro e nesse meio tempo os exércitos de Babilônia recuaram. O rei de Judá, com esperança pediu que Jeremias orasse pelo reino de Judá, mas a resposta era uma só: os caldeus voltarão e destruirão Jerusalém segundo a Palavra do Senhor.
Homens de Deus perceberam o perigo e esconderam a arca da aliança em uma caverna onde não foi perturbada desde esse dia. Jeremias servira a Deus por muitos anos e suas palavras foram confirmadas por sinais e confirmações da parte de Deus, então o profeta decidiu se ausentar do povo e ir para a terra de benjamim para receber em herança o quinhão que tinha no meio do povo (Jr 37:14) mas um homem mentiroso e filho do falso profeta Hananias lhe acusou de estar fugindo para os caldeus. Jeremias foi ferido e preso por causa desta falsa acusação (Jr 37:15). Somente após muitos dias o profeta foi levado ao rei e anunciou-lhe a Palavra do Senhor e depois disso foi colocado no átrio da guarda. O povo buscou a morte do profeta e declarou ser ele causa de desânimo entre o povo.
Lançaram então Jeremias no calabouço de Malquias de onde foi liberto por amigos, voltando ao átrio da guarda. Mais uma vez o profeta e o rei conversaram e a verdade foi esclarecida a Zedequias e ele foi exortado a confiar no Deus de Israel para que tudo lhe corresse bem (Jr 38:17-20). O rei, porém, não se humilhou perante Deus ou perante o povo, e a despeito de saber o caminho correto para preservar a si mesmo e à nação, avançou firmemente na direção oposta e sua fraqueza custou caro a ele e a toda a nação de Judá. Não demorou até que os invasores chegassem e prevalecessem contra o reino, a terra fora conquistada. O rei Zedequias foi levado para babilônia, seus foram furados e ele pereceu miseravelmente. Em Jerusalém, a casa do Senhor foi queimada com todos os seus preciosos vasos, os muros da cidade destruídos (2Cr 36:19).
Nesse processo Jeremias foi poupado por Nabucodonosor e ele mesmo lançou sua sorte com os mais pobres da terra. Muitos não estavam suportando as provas e decidiram voltar ao Egito mesmo contra o conselho inspirado do profeta. O povo não deu ouvidos à Jeremias e este profetizou que somente poucos, os que não se contaminassem no antigo palco de sua escravidão, voltaria de lá com vida para a terra de Judá (Jr 44:28).
O cativeiro tanto na Assíria quanto no Egito era resultado de um longo processo onde o povo de Deus negligenciou ouvir a voz do Senhor e recusou a se relacionar com seu Criador e libertador em amor. Triste demais é essa realidade e hoje muitas pessoas fazem o mesmo com perigo de se verem de repente presas por circustâncias terríveis como resultados de seguirem caminhos e tomarem decisões indepentendes de Deus ou contrárias à sua verdade revelada aos homens. Que as lições do tempo passado possa iluminar nosso presente para que possamos nos submeter a Deus em amor e vermos a salvação do Senhor e desfrutarmos suas bençãos em paz.
A terrível sorte do povo do reino de Judá teria sido insuportável não fossem as palavras do servos de Deus lhes alertando das causas de tudo que acontecera e que apontavam para a restauração do povo em sua própria terra. Por meio de Jeremias, Ezequiel e Daniel, o Senhor tornou claro seus propósitos de os conceder amor e graça e cumprir todas as palavras da Lei de Moisés. Suas antigas promessas, feitas aos que fossem fiéis, se cumpririam, visto que a Palavra de Deus permanece para sempre. Através da compra do campo de Anatote, já em controle dos babilônios, Jeremias desejava inundar o coração dos que decidissem pela fidelidade de esperança na certeza de que Deus não esqueceria seu povo e, após lhes ensinar o quão duro é se afastar de Deus e trocar suas verdades por mentiras, lhes restauraria como nação na terra da promessa. Não era sem perplexidade e sofrimento que Jeremias via a situação toda e depois de orar por mais luz diante da situação Deus lhe respondeu que Ele, o Senhor faria coisas maravilhosas por seu povo, para os restaurar a terra e para os salvar de seus pecados com salvação eterna.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...