quinta-feira, 30 de abril de 2009

Josué e o Anjo do Senhor


"Deus me mostrou o Sumo Sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do Senhor, e Satanás estava a sua mão direita para se lhe opor" Zacarias 3:1

O povo de Israel, na condição de família escolhida de Deus para preservar e ensinar o conhecimento de Deus ao nosso mundo foi objeto especial da ira e da maldade de Satanás. Ele agiu com toda sua inteligência e astúcia para tornar a transgressão da Lei de Deus uma coisa normal ou no mínimo justificável dentre os filhos de Jacó. Os pecados do povo de Deus haviam sido a causa do cativeiro e agora, quando o templo estava sendo reconstruído, o povo deveria resistir ao mal e crescer em comunhão com seu Criador e para impedir essa aproximação é que Satanás trabalhava nessa ocasião. Deus não abandonou seu povo, nem no cativeiro e estava com eles na obra que eles faziam para sua Honra e glória e consolou seu povo com “palavras boas” (Zc 1:13).
Em visão, o profeta Zacarias viu o Sumo Sacerdote Josué vestido de trajes sujos (Zc 3:3) e o Diabo estava a sua mão direita para se lhe opor (Zc 3:1). As sujeiras nos trajes de Josué eram o símbolo de seus próprios pecados e dos pecados de todo o povo que ele representava diante de Deus na condição de Sumo Sacerdote. Ele, entretanto, não nega e nem minimiza os pecados de Israel, mas está diante de Deus em favor de um povo arrependido e confiante na graça infinita e misericórdia infalível do Senhor. Zacarias era impotente para vencer a Satanás e então o Anjo do Senhor entra em cena e reduz o adversário da humanidade ao silêncio: “O Senhor te repreende, ó Satanás. Sim, o Senhor que escolheu Jerusalém te repreende; não é este um tição tirado do fogo” (Zc 3:2).
Por mais ardentes e poderosas que fossem as conseqüências dos pecados, pelos quais Satanás fazia sofrer o povo de Deus, eles não foram abandonados e agora era chegado o momento de sua libertação. Eles seriam aceitos por Deus, em Cristo, e construiriam seu templo em Jerusalém para louvor do seu Santo nome. Pela obra da Graça de Deus foram tiradas as vestes sujas e contaminadas do Sumo Sacerdote e ele estava agora, na presença do Anjo do Senhor, limpo (Zc 3:4-5). A obra feita em favor de Josué simboliza a obra feita por Cristo na vida de todos que lhe amam sinceramente. Justificados pela fé no sangue derramado em favor deles para remissão de todos os seus pecados. Estão limpos diante de Deus.

As bênçãos de Deus para Josué, como para nós, foram prometidas sob condição de fidelidade amorosa e desinteressada. Nessa vida e na vida porvir Josué viveria na presença de Deus em santidade pelo Poder do Senhor que fez toda iniqüidade “passar” de seu servo (Zc 3:4) por sua Graça maravilhosa. A experiência da maldade do Diabo e da justificação e salvação pela graça mediante a fé serão a tônica da experiência espiritual de todos os que enfrentarão os últimos momentos da história neste mundo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...