domingo, 3 de maio de 2009

Um reavivamento espiritual

"Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos" Esdras 7:10


Quando o primeiro grupo de exilados voltou a Jerusalém, muito foi feito por eles. Mas ainda muito que ser feito e agora coragem e esperança foram os resultados da chegada de Esdras em Jerusalém. Alguns dos cativos que voltaram para a terra prometida eram fiéis a Deus, mas muitos, mesmo dentre os dirigentes do povo, perderam a noção da santidade da Palavra de Deus e de sua Lei e dessa forma a nação estava distante de poder desfrutar das bênçãos de Deus de forma livre e desimpedida.
As dificuldades do retorno para Jerusalém enfrentadas dor Esdras e pelo grupo que com ele estava se provaram ser um meio de Deus despertar neles a noção da dependência de Deus para proteção e auxílio em toda e qualquer adversidade e quando estes, que tiveram essa experiência com o Senhor, chegaram e se misturaram com os indiferentes e descuidados infiéis em Judá, o caminhos da reforma que se seguiria estava sendo preparada. Aqueles homens e mulheres e crianças ofereceram sacrifícios de ação de graças ao Senhor assim como ofertas pelos pecados de todos (Ed 8:35).
Depois dessas coisas, Esdras foi informado da infidelidade de muitos israelitas que contraíram matrimônio com os povos com quem estavam proibidos de assim fazer pela Palavra de Deus (Ed 9:1-2) e essa infidelidade começara pelos líderes do povo.Esdras compreendia que a infidelidade fora a causa verdadeira do cativeiro e se entristeceu profundamente por saber que o povo de Israel ainda não compreendia isso e nem tomava a decisão se mudar seus caminhos (Ed 9:3) e Esdras orou ao Senhor com angústia de alma por todo o povo perante o Senhor (Ed 9). A tristeza sincera e clara de Esdras e seus companheiros era evidente e constrangeu Israel a se ajuntar e chorar grandemente perante a casa de Deus em arrependimento. O povo fez um pacto de reparar o mal que haviam feito (Ed 10:2-5).
Esse foi o início de um reavivamento espiritual importante para o povo de Deus. A Palavra de Deus começou a ser estudada e conhecida mais profundamente e as predições da vinda de Cristo traziam luz aos corações que estavam abertos à verdade. Esdras era movido por amor a Deus e às pessoas e esse foi o segredo de seu êxito na causa do Senhor a disposição de amar as pessoas que pecam por ignorância ou por rebeldia deve existir na vida de todos que desejam promover reformas, mas isso nunca deve os fazer esquecer ou tentar diminuir a malignidade dos pecados das pessoas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...