terça-feira, 26 de maio de 2009

A comunicação da Verdade de Deus


"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura..." Marcos 16:15

A comunicação é um fenômeno extremamente abrangente e complexo. Ela surge da natureza humana em si e suas necessidades e peculiaridades. Todos os seres humanos são parecidos em suas qualidades e em seus defeitos, em seus desejos e em seus medos e repulsas. É no envolvimento com as pessoas que aprendemos essas verdades e elas são universais apesar de se manifestarem de formas muito diferentes de acordo com as culturas específicas de certos grupos de seres humanos que vivem em nosso planeta.
Ao nos envolvermos com as pessoas, mesmo em situações corriqueiras e simples, podemos compartilhar dos níveis mais profundos da existência humana e assim é que nasce a verdadeira comunicação. Comunicação não é apenas transmissão de informação, é envolvimento. Esse envolvimento deve brotar, no caso dos cristãos, de um senso profundo e verdadeiro do valor do outro, como de si mesmo, aos olhos de Deus e com o interesse efetivo de um relacionamento que redunde em salvação.
Conhecer as pessoas em suas particularidades é indispensável nesse processo e somente através disso é que uma comunicação efetiva pode se tornar uma possibilidade real. Devemos nos envolver com as pessoas ainda que isso nos custe esforço ou um processo penoso de adaptação e identificação com quem queremos ganhar para Cristo. Devemos aprender a linguagem explícita e implícita com a qual as pessoas estejam familiarizadas e então poderemos compartilhar com elas mais do que palavras, mas experiências.
O envolvimento cultural é importante para o sucesso da comunicação e é esse envolvimento que nos permite compreender onde estamos e de como falar de forma relevante para um grupo de pessoas ou mesmo para um indivíduo apenas. A compreensão da cosmovisão ou da visão espiritual das pessoas também é imprescindível na comunicação do evangelho. Ela é uma etapa que envolve as profundezas da alma humana individual e coletivamente, mas deve ser levada em consideração de forma primordial em qualquer processo de comunicação que envolve a verdade da vida e da morte e de Deus.
Não podemos nos envolver intimamente com muitas pessoas, e para resolver esse problema é importante que nos envolvamos de forma profunda com poucos (máximo 12) e esses poucos se envolverão intimamente com outros e assim acontece o processo do discipulado cujo exemplo mais significativo e de maior sucesso é o ministério de Jesus Cristo. Comunicação é relacionamento e é assim que o próprio Deus se comunica conosco. Presente em nossa vida, partilhando nossas experiências e nos convidando a cada dia a nos sentarmos a seus pés e a aprendermos com ele a amar e a sermos felizes, coisas essas que ninguém no mundo pode nos ensinar da mesma forma como o Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...