segunda-feira, 4 de maio de 2009


Desigualdade social, antes e hoje.

"Não está em nosso poder evitá-lo, pois os nossos campos e as nossas vinhas já são de outros" Neemias 5:5


A condição social do povo que voltara do exílio para Jerusalém era ruim e a desigualdade entre as classes era um fato lamentável e que chamou a atenção de Neemias (Ne 5:1). A Palavra de Deus era clara nas obrigações do povo de Israel em relação par com os pobres e essas instruções tinham por objetivo que o povo não esquecesse que Deus é o verdadeiro dono de tudo e que ele ama e abençoa tanto o rico como o pobre. No retorno do cativeiro os judeus mais ricos tinham ido contra essas orientações e tomaram vantagem da posição dos mais pobres cobrando altos juros, hipotecando as terras dos pobres e até escravizando seus filhos e filhas e muitos estavam sem nenhuma esperança de escapar dessa condição maligna e terrível.
O povo apresentou essa realidade para Neemias e ele muito se indignou (Ne 5:6). Sem considerar que poderia perder o apoio dos poderosos Neemias mandou ajuntar todo o povo e repreendeu os ricos e lhes tornou claros os mandamentos do Senhor nesse sentido e lhes lembrou que as maldições todas que caíram contra eles eram resultados na negligência em conhecer e praticar a verdade de Deus (2 Cr 28:10) e lhes declarou que seus caminhos não eram bons (Ne 5:9).
Neemias apelou para seu bom exemplo em não fazer como eles, pois mesmo sendo enviado do rei da Pérsia e tendo direitos entre o povo de Israel, não tirara proveito de nada disso, antes ele mesmo se sacrificava em favor do povo. O povo foi exortado a abandonar os maus caminhos e o povo atendeu e louvou ao Senhor (Ne 5:11-12). Os mesmos males nascidos do egoísmo e da rebelião contra a revelação de Deus dominam nossa sociedade hoje e o amor ao dinheiro e a idolatria da avareza são abundantes no coração de milhões de pessoas e assim se tornam insensíveis aos apelos do Espírito Santo de Deus. Qualquer ganho obtido pela desgraça de outros é, na verdade, um terrível prejuízo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...