segunda-feira, 4 de maio de 2009


A recontrução do muro em Jerusalém

"...A boa mão do meu Deus era comigo" Neemias 2:8

Neemias avançou sem maiores dificuldades entre as províncias que teria de cruzar até chegar a Jerusalém. Somente quando chegou ao seu destino encontrou aqueles que tentariam anular sua influência e obra, ente esses, especialmente, estavam Sambalá, Tobias e Gesém. O servo de Deus continuou mesmo nessa ocasião a trabalhar com discrição e procurava despertar o povo e organizá-lo antes de suscitar a oposição que certamente viria. À noite ele foi ver a situação da cidade e que grande diferença entre a glória de Jerusalém e a condição atual da cidade. Após isso Neemias conquistou o apoio de pessoas estratégicas e contou-lhes sua história mostrando conhecer a condição e situação miserável da cidade. Assim Neemias confrontou o povo e lhes chamou para a ação e o povo se levantou para trabalhar e esforçaram suas mãos para o bem (Ne 2:18).

Neemias se empenhou de coração nessa obra com o povo e logo seus inimigos puseram-se a amedrontar o povo e a escarnecer, mas o povo demonstrou fé e confiança no Senhor (Ne 2:18-20). Os sacerdotes foram despertados pelo espírito e presença de Neemias e eles eram essenciais ao plano de reconstrução de Jerusalém, e somente os tecoítas negaram vergonhosamente suas responsabilidades nessa obra (Ne 3:5). Neemias trabalhava com diligência e perseverança e estava envolvido com todas as áreas de atuação dos filhos de Israel nessa empreitada, mas mesmo em meio às múltiplas tarefas e responsabilidades não esquecia sua comunhão pessoal com Deus e dos momentos de oração.
Nessas circunstâncias é que ele adquiriu força para guerrear contra as instrumentalidades de Satanás que se levantaram contra ele. Levantou-se a oposição por parte dos pagãos e agora o povo tinha que se preocupar não só com a reconstrução em si, mas com sua própria segurança. Espalharam-se boatos maldosos contra Neemias e mesmo Judeus infiéis foram usados para minar a fé e a obra do servo ungido do Senhor. O povo, porém se inclinava a trabalhar mais que a dar ouvidos aos inimigos e quando os muros começaram e tomar forma os maldosos encheram-se de ira e mesmo com o perigo de guerrearem contra os protegidos do rei, eles se juntaram para atacar Jerusalém (Ne 4:8). Toda essa situação caótica de ataques externos e internos apenas inspirava Neemias a trabalhar mais e com maior vigilância. Ele enfrentou a situação com oração e com organização do povo para a defesa da cidade (Ne 4:9-15).
O Trabalho era intenso, mas todos participavam do mesmo com abnegação e sacrifício. Não devemos temer ou desprezar nossos inimigos ou mesmo as dificuldades da obra de Deus, mas antes devemos nos fortalecer no Senhor e fazer nosso melhor na causa dele e nenhum poder poderá impedir nosso sucesso final.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...