sábado, 17 de dezembro de 2011

O primogênito de toda a criação... (Colossenses 1:15)

Este (Jesus Cristo) é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação
Colossenses 1:15

A identidade de Jesus Cristo como Deus (João 10:30; Apocalipse 1:17/Isaías 44:6 [dentre muitos outros textos]) é uma verdade maravilhosa, mas que não deixa de ser desafiada por estudiosos da bíblia que vêem alusões à uma identidade subordinada, inferior, e derivada em termos de origem de Cristo em relação a Deus, o Pai.
Nesse Post trago a tradução de um breve artigo de Ekkehardt Mueller sobre Colossenses 1:15 e a imagem de Cristo como o "primogênito de toda a criação." Esse artigo foi publicado originalmente no site do Instituto de pesquisas bíblicas da conferência geral (Acesso o artigo original em inglês aqui!!!)

Esper que o artigo seja útil e que o primogênito da criação de Deus vos conceda graça e paz!

Clique no link "Mais informações" para ter acesso ao estudo

Ora, Vem Senhor Jesus!!!




O Primogênito (Colossenses 1:15)
Ekkehardt Mueller

Em Colossenses 1:15 Paulo afirma que Jesus é “o primogênito de toda a criação.” Esse texto tem sido entendido no sentido de que Jesus teria nascido antes da criação da humanidade e de uma forma ou de outra emanou de Deus, o Pai, no passado, ou de que Jesus foi criado pelo Pai e então continuou o processo de criação começado por seu Pai. Mas como o termo “primogênito” deveria ser entendido no contexto de Col. 1:15?
            A Palavra grega (prōtotokos) é encontrada 127 vezes na Septuaginta (LXX) e 8 vezes no Novo Testamento. Na maioria dos casos ela se refere a um primogênito literal (Gen. 41:51) seja de homens ou de animais (Êx. 34:19-29). O primogênito humano possuía a primogenitura e uma porção dupla na herança (Deut. 21:16-17). De acordo com 2 Crônicas 21:3 o filho primogênito de um rei receberia o reino enquanto vários outros presentes eram dados aos outros filhos. Os chefes das tribos de Israel eram os primogênitos (1 Cro 5:12).
            Todavia, em vários casos pessoas que originalmente não pertenciam à categoria de primogênitos foram feitos primogênitos. Manassés foi o primogênito (Gen. 41:51), mas Efraim, o segundo, tomou o seu lugar (Gen. 48:20; Jer. 31:9). Apesar de Sinri não ter sido o primogênito, seu pai assim o tornou (1 Cro 26:10). Muito esclarecedor é o Salmo 89. Esse Salmo descreve o amor e a fidelidade de Deus. Ele fez uma aliança com Davi prometendo que seu trono seria preservado. Davi é mencionado no verso 3 e novamente nos versos 20, 35, 49. No verso 27 um paralelismo incompleto é encontrado:
           
Eu também o farei (Davi)      Primogênito
            -           -           -           -     O mais alto dos reis da terra

Nos é dito que Davi, que foi o oitavo filho de seus pais (1 Sam 16: 10-11) seria feito o primogênito. O que isso significava está expresso na segunda metade do verso: Davi como o primogênito seria feito o mais alto dos reis. A aliança com Davi foi finalmente cumprida no Messias, o primogênito antítipico e Rei dos reis. O Salmo 89:27 não enfatiza o aspecto de ter nascido primeiro em ordem cronológica, mas evidencia a honra, grandeza, e autoridade do primogênito.
No Novo Testamento o termo prōtotokos é aplicado a Jesus seis vezes: Ele foi o primogênito de Maria (Lucas 2:7), mas ele é também o primogênito entre muitos irmãos (Rom. 8:29), o primogênito de toda a criação (Col. 1:15), o primogênito dentre os mortos (Col. 1:18; Ap. 1:5), e o primogênito que os anjos adoram (Hebreus 1:6).
O termo prōtotokos aponta para a distinção especial e dignidade do primogênito. Contudo, ser o primeiro ou ter passado pelo nascimento não é algo sempre enfatizado e, portanto, isso não é uma dimensão necessariamente importante para o entendimento do termo em si. Esse é o caso com Col. 1:15. O texto e o contexto imediato (Col. 1:15-20) mostram que Jesus é a imagem de Deus. Ele criou todas as coisas. Portanto, Ele mesmo não é criado. Ele é o Redentor em quem todas as coisas foram reconciliadas com Deus. Ele é aquele que sustém todas as coisas.
Aqui está um esboço dessa passagem:

A)                               à A imagem do Deus invisível
            Ele é                à O primogênito de toda a criação

                        Pois nEle todas as coisas foram criadas...
            Todas as coisas foram criadas através dEle e para Ele

            B)                    E Ele é antes de todas as coisas
                                  
C)        e nEle tudo subsiste

                        B’)                  E Ele é a cabeça do corpo da Igreja

           
A’)                              à O princípio
                        Ele é                à O primogênito dos mortos...

            Pois nEle Deus teve prazer que toda a plenitude residisse
            E através dEle reconciliasse consigo mesmo todas as coisas

Nessa passagem o termo primogênito é usado duas vezes. Assim como Jesus é o primogênito da criação ele é o primogênito dos mortos. A segunda frase, que explica a primeira, torna claro que o assunto em questão não é ordem cronológica de nascimento. Jesus foi ressurreto dentre os mortos, mas não “nasceu dos mortos” literalmente, nem foi o primeiro a ressuscitar em termos temporais. Outros foram ressurretos antes dEle. Ele foi o primogênito no sentido de que todas as ressurreições, quer passadas ou futuras, foram e serão dependentes da ressurreição de Cristo. Sem Sua ressurreição nenhuma ressurreição seria possível. O verso 18 mostra o que isso significa, a saber “que Ele mesmo virá a ter o primeiro lugar em todas as coisas.” Como no Salmo 89 aqui é também aqui, ser o primogênito está associado com ter a supremacia.
Quando o termo primogênito é aplicado a Jesus e não se refere a seu nascimento de Maria, ele aponta para a exaltada posição de Cristo como o Rei Supremo do universo e não sugere que Ele tenha emanado do Pai ou tenha sido criado por Deus no passado. 

Um comentário:

Adriano disse...

Paz, Pr. Ezequiel !!! A questão acima é mais complexa do que parece. Note que quando a palavra primogênito foi aplicada no sentido de exaltação, como o senhor disse, ela sempre respeita uma classe. Por exemplo : Jesus,como primogênito dentre os mortos, seria o mais importante entre os mortos, pois através de sua morte alcançamos redenção. O Rei Davi, como primogênito, seria o mais importante entre os reis. O povo de Israel como primogênito, seria os mais importante entre os povos. A questão é Jesus como primogênito da criação, poderia ser o mais importante da criação, se não fosse criado ? Em todos os casos acima, se respeita uma classe e se faz uma afirmação lógica. O Primogênito sendo principal desta classe. Como posso ser o principal de uma classe sem que eu pertença a ela ?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...